Colunistas

Cidades do litoral são atípicas

Cidades do litoral são atípicas

As cidades litorâneas aqui no Rio Grande do Sul, até pela posição geográfica são atípicas.

Temos um clima com estações bem definidas.

No Rio de Janeiro e no restante do país o mar é desfrutado o ano inteiro, aqui não, pois temos temperaturas baixíssimas no inverno.

E disto todos nós sabemos.

Pois me deparo com a edição eletrônica do jornal Costadomar&serra que circula nesta semana, com um Edital assinado pelo senhor Edson Machado Pedroso, Vice Prefeito no exercício de Xangri-Lá, convocando para uma Audiência Pública sobre reforma do Plano Diretor confuso e que teve sua aplicação suspensa.

A coisa foi tão conturbada que o Legislativo do alto de sua imensa “sabedoria” passou por cima de uma decisão de maioria em Audiência Pública realizada em 25 de janeiro próximo, audiência que não foi realizada por vontade de moradores ou veranistas, mas sim pelo Estatuto da Cidade, lei federal que baliza o assunto.

Pensamos ser direito de todos, não só residentes e loteadores, mas dos veranistas também participarem da aludida Audiência Pública.

E direito assegurado por princípio constitucional, pois todos são iguais perante a lei.

Espero que o senhor Machado tenha o bom senso de mudar de idéia cancelando essa Audiência e deixando a mesma para daqui uns 60 dias, quando num sábado a mesma poderá ser realizada com a presença de todos os interessados e não somente, loteadores, construtores e residentes, até por que os interesses dos dois primeiros não são os mesmos dos últimos e isto ficou bem claro na audiência de 25 de janeiro próximo passado.

Meu velho pai dizia que caldo de galinha e prudência não fazem mal à saúde de ninguém.

Espero que senhor Machado seja prudente e demonstre ser mais compreensivo politicamente do que o próprio Prefeito. Oxalá eu esteja certo.

Até próxima se Deus assim o permitir.

Comentários

Comentários