Clube José do Patrocínio será reconstruído em Osório

Fundado em janeiro de 1948, um marco para a história cultural do município de Osório, o Clube José do Patrocínio será reconstruído. Um convênio assinado na manhã de quarta-feira, dia 19, no gabinete do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior com a entidade vai permitir a realização da obra estimada em 600 mil reais pela Prefeitura de Osório, através da Secretaria Municipal de Cultura. O clube foi pioneiro na realização dos carnavais da cidade, tradição maçambique e ponto de encontro da comunidade afro-descendente e população da cidade.
 
Para o prefeito de Osório, a reconstrução do Clube José do Patrocínio é uma das obras mais importantes no contexto cultural da cidade. “Não é simplesmente a recuperação de um prédio, é o resgate cultural de Osório através dos maçambiques, da cultura do litoral. Estamos tendo a oportunidade de colocar tudo isso no mesmo local”, disse Bolzan Júnior.
 
O secretário de Cultura, Rossano Teixeira, agradeceu o empenho dos seus antecessores no encaminhamento do projeto. “É uma alegria e satisfação participar deste ato. É extremamente importante o que estamos presenciando aqui”, disse o secretário. O convênio já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, que participou do ato de assinatura. “A Câmara sempre foi e sempre será parceira no que tange os projetos de valorização cultural do nosso município. Fico feliz de estar aqui presenciando este momento”, disse o vereador Ivan Borba, representando os demais colegas que ainda agradeceu o trabalho do ex-deputado Nilton Alves.
 
O projeto arquitetônico com 864m² de área construída, que ainda está em análise, prevê biblioteca, museu com exposição da história do negro no município, salas para oficinas, auditório, salão de festas, cozinha, sanitários, sala administrativa e sala de reuniões. Segundo a doutoranda em História pela Ufrgs, Isabel Silveira dos Santos, servidora da prefeitura de Osório, o clube marca um período importante da cidade. “O clube foi fundado em um momento importante em que a comunidade afrodescendente no Brasil necessitava de locais específicos para as suas atividades sociais e culturais”, explicou Isabel.
 
Segundo a pesquisadora, com a reabertura do clube, será possível desenvolver diversos projetos de resgate e firmação da cultura negra no município. “Temos a ideia de fazer exposições sobre os negros que foram pioneiros no litoral em diversas áreas, estimulando a sua valorização no contexto de formação do povo litorâneo e no desenvolvimento do município”, disse Isabel que lembra que no antigo clube eram realizadas festas, bailes e até mobilizações político-sociais de agregação.
 
Devido às condições precárias do prédio, o Clube José do Patrocínio, há dez anos, foi abandonado, ficando inviável aos membros do clube a sua restauração que agora é comemorada por quem acompanha a sua história como o vice-presidente do clube, Paulo Jesus de Lima, o Paulinho D´Casa. “A gente está esperando com isso resgatar o clube e fortalecer todas as nossas atividades. A prefeitura é uma parceira que veio engrandecer, sozinhos não teríamos como reerguer o clube”, agradeceu Paulinho que comentou que as atividades do clube ocorrem no galpão do Oscar e em outras residências de associados.
 
O atual presidente do Clube José do Patrocínio é Alcides Nei Alves e o projeto de reconstrução do local ainda será analisado, aprovado pela secretaria, entidade e comunidade e, após, será enviado para a Câmara de Vereadores para aprovação novamente.

Comentários

Comentários