Variedades

Colômbia desiste, e Brasil é candidato único à Copa de 2014

A Colômbia desistiu nesta quarta-feira da disputa para ser sede da Copa do Mundo de 2014, em movimento que deixa o Brasil como único candidato sul-americano para receber o evento.

A FCF (Federação Colombiana de Futebol) enviou nesta quarta-feira uma carta à Fifa anunciando sua decisão, quatro meses depois de ter se lançado à empreitada rompendo um 'pacto' em torno da campanha brasileira.

Em comunicado, a entidade afirmou que abriu mão da candidatura “apesar do conceito favorável dos Ministérios da Fazenda e Planejamento Nacional no sentido de obter os recursos econômicos” para a candidatura.

A FCF, em primeiro momento, manifestava-se favorável à condição única do Brasil. Mas, incentivada pelo presidente do país, Álvaro Uribe, decidiu lançar-se como aspirante ao Mundial. Nesta quarta, voltou atrás e “reiterou apoio e total respaldo” ao ex-concorrente.

“Mas o exercício se mostrou muito reconfortante. Primeiro, nos mostrou o grande interesse que o governo mostra pelo futebol. Segundo, moveu o sentimento do país e se converteu em um tema nacional. Terceiro, podemos saber onde estamos e aonde podem chegar nossas possibilidades em matéria de organização”, afirmou o presidente da entidade, Luis Bedoya Giraldo.

A intenção da Colômbia provocou uma rusga com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que em março questionou a candidatura. No mês passado, Uribe, entusiasta do projeto, criticou o dirigente suíço por sua crítica pública. “Antes de dizer isso, ele precisa respeitar a Colômbia e se livrar de toda a máfia que infectou o futebol”, afirmou.

Segundo o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, a Fifa iniciará uma vistoria no país em setembro e a decisão sobre a sede sairá em novembro.

A Colômbia deveria ter recebido a Copa do Mundo de 1986, mas problemas financeiros fizeram o país renunciar o torneio, que foi realizado no México. Já o Brasil foi a sede do Mundial de 1950.

*Com Reuters, em Bogotá (Colômbia)

Comentários

Comentários