Geral

Com Mampituba, RS passa a ter comitês em todas as suas 25 bacias hidrográficas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, foi instalado nesta quarta-feira (31), durante cerimônia realizada em Torres. Com a implantação do órgão – uma reivindicação de mais de dez anos das comunidades locais -, o Rio Grande do Sul passa a contar com comitês em todas as suas 25 bacias hidrográficas.

Presente à cerimônia, o secretário estadual do Meio Ambiente, Neio Lúcio Fraga Pereira, empossou as 26 entidades que, agora, compõem o comitê. Em seguida, esses representantes elegeram a diretoria do órgão para um mandato até 2015. Leonila Quartiero Ramos, da ONG Onda Verde – pioneira na mobilização em defesa do comitê e do Rio Mampituba – foi eleita para a presidência da entidade. A vice-presidência ficou com Gizelani Guazzelli, representante da prefeitura de Torres.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, além de ser uma conquista histórica da região, a instalação do comitê – resultado de decreto do governador Tarso Genro – reflete bem o amplo apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), às bacias hidrográficas. “Nesse sentido, é preciso registrar que o atual governo concluiu o primeiro plano de bacia hidrográfica da história do Estado, o do Rio Gravataí, e encaminhou o segundo, o do Rio dos Sinos, e há outros quatro em licitação”, disse.

Pereira lembrou ainda que os comitês, como o do Mampituba, são “trincheiras” decisivas em um milênio no qual a grande disputa mundial será justamente pela água. “Assim, cuidar da água é cuidar da nossa soberania”, disse. Ele salientou ainda que o povo brasileiro, solidário por natureza, deve manter essa virtude, mas de forma sustentável, para garantir recursos hídricos às próximas gerações.

No caso do comitê da bacia do Mampituba, o secretário ressaltou que se trata de um passo importante para a região organizar-se de forma a planejar melhor o uso das águas, incluindo abastecimento público, agricultura, indústria e saneamento básico. Além disso, a iniciativa deverá motivar movimento semelhante do lado de Santa Catarina, uma vez que as águas dessa bacia são compartilhadas com o Estado vizinho.

A Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba situa-se a Nordeste do Estado. Abrange as províncias geomorfológicas Planalto Meridional e Planície Costeira. Possui área de 698,65 Km² e população de 28.314 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Paraíso e Josafaz e os rios Pavão, Mengue e Mampituba. A irrigação do arroz, o turismo e a pesca são os principais usos da água na bacia.

Comentários

Comentários