Começa campanha de vacinação contra a gripe
A campanha foi lançada, nesta sexta-feira (04), em evento na Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o titular da pasta, Ciro Simoni, e a primeira-dama do Estado, Sandra Genro. Ambos receberam doses da vacina por fazerem parte dos grupos prioritários. Sandra fez questão de realizar um chamamento especial às mulheres, para que elas procurem a vacina se forem integrantes de um dos públicos-alvo e que também ajudem a mobilizar familiares.
O secretário Ciro destacou a segurança da vacina. “Ela é feita a partir de vírus mortos, ou seja, que não há risco de causar a doença. Muito pelo contrário, ela irá proteger a pessoa”, afirmou. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações, as contra-indicações são apenas para aquelas pessoas com reações alérgicas à ingestão de ovos ou a qualquer outro componente da vacina. No evento realizado nesta sexta também foram vacinados representantes dos demais grupos prioritários.
O público-alvo corresponde a aproximadamente 1,4 milhão de idosos, 128 mil gestantes e 202,7 mil crianças. Outros grupos específicos também serão vacinados, como 19,6 mil indígenas que vivem em aldeias e 137,7 mil trabalhadores de saúde que trabalham na linha de frente, diretamente em contato com a doença. A meta é vacinar pelo menos 80% da população de cada grupo. No ano passado o Rio Grande do Sul registrou 1.522.401 doses aplicadas, o que correspondeu a 79,91% de cobertura.
As crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos receberão a vacina da influenza em duas doses, com 30 dias de intervalo. Aquelas que já vacinadas ano passo, mesmo que apenas com uma dose, tomam agora somente uma aplicação. A campanha prossegue até o dia 25 de maio.