Vida & Saúde

Comer lentilha no Réveillon não da só sorte! Faz muito bem pra saúde!

43765-140x110Esse prato típico de ano novo está associado à sorte financeira já que seus grãos se parecem com moedas. O costume trazido pelos italianos já virou tradição no Brasil e todo mundo come um prato de lentilha na virada para ter um ano com bastante lucro, é de lei!

Lentilhas são leguminosas pobres em calorias e um prato relativamente fácil de cozinhar. Vamos então falar o que muita gente não sabe, o valor nutricional e os benefícios que ela traz pro corpo:

Controle de colesterol: Por ser rica em fibras solúveis, a lentilha ajuda a controlar o colesterol “ruim” e diminui o risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Saúde Cardiovascular: Vários estudos mostram que uma dieta rica em fibras reduz o risco de doença do coração, já que essa leguminosa fornece magnésio e ácido fólico, nutrientes, importantíssimo. Magnésio melhora o aporte de oxigênio e nutrientes através do corpo, já o folato ajuda a encontrar níveis de homocisteína, um fator de risco para desenvolver problemas cardiovasculares.

Saúde Digestiva: As fibras insolúveis da lentilha combatem intestino preso e outros problemas digestivos, como diverticulite.

Estabilizar Açúcar no Sangue: A presença de fibras ajuda a manter a digestão e liberação mais lenta do açúcar no sangue, evitando picos glicêmicos, muito útil em quem sofre com diabetes, resistência a insulina e até hipoglicemia.

Aumenta a energia e ajuda a perder peso: Por conter fibras e carboidratos complexos, ajuda a manter níveis de energia constantes, ajudando a controlar a fome e apetite. Por isso, a combinação de quantidades corretas de arroz (integral, claro) com feijão, pode fazer parte de dietas para emagrecimento também.

Comer lentilha no Réveillon não da só sorte! Faz muito bem pra saúde!

Comentários

Comentários