Comissão externa sobre caminhoneiros vai receber propostas na próxima semana

br-06011
Valter Campanato/Agência Brasil

Está marcada para o dia 26 a reunião da comissão externa destinada a acompanhar a paralisação nacional dos caminhoneiros, instalada na quarta-feira (18/5), quando serão apresentadas as propostas que podem evitar mais protestos dos motoristas, como os do início desse mês de março.

A comissão externa instalada na Câmara tem como relator o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que afirma:

– São três pontos para defender: o frete mínimo, que é quase impossível alcançar, pois se trata de leis de mercado. Outros dois são possíveis de alcançar: o crédito subsidiado do BNDES para capital de giro dos caminhoneiros, que enfrentam prejuízos há meio ano. O terceiro é a retirada do imposto incidente no óleo diesel e sua transferência para outro setor como CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) ou IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O parlamentar adverte o governo:

– Vamos sugerir para que a condição de negociarmos o ajuste fiscal haja a retirada dos impostos do óleo diesel, isto significaria uma esperança e um impacto enorme na economia das famílias dos caminhoneiros e agricultores. A categoria está desconfiada diante da falta de decisões do governo federal. Marcam uma reunião para marcar outra, sem nenhum resultado e eles querem e precisam trabalhar.

EXIGÊNCIAS

Foram criados três grupos mistos, formados por profissionais autônomos, membros de sindicatos e associações da categoria e representantes do governo para que sejam elaboradas propostas de regulamentação para legislações que atingem o dia-a-dia dos profissionais, como as leis do pedágio e da estada. Os grupos vão procurar soluções capazes de agradar a todos os agentes do setor em questões ligadas a crédito, isenções e carências em financiamentos.

Com informações da Agência Câmara

Comentários

Comentários