Como evitar queimaduras por mães-d’água durante o banho de mar
Muita gente está se queimando com as mãe-d’àgua neste ano porque o mar está limpo e morno, como elas gostam. Além disso, tem aparecido um tipo mais venenoso, com fios rosados nas pontas. As que não tem esses fios não queimam tanto.
As mãe-d’água são animais feitos na sua maior parte de água. Elas não atacam as pessoas, mas usam seu veneno para se defender quando nós entramos no espaço delas. Por isso, ser você vir uma água viva no mar, saia da água e entre em um novo lugar.
O QUE SÃO: As águas-vivas, mães d’água ou medusas integram o grupo dos cnidários. Carnívoros, alimentam-se de microcrus-táceos, plâncton e larvas de peixe. Seu corpo é feito de mais de mais de 95% de água, de uma proteína que forma a gelatina e de algumas fibras musculares. A toxina venenosa se concentra nos tentáculos e serve de defesa. Todos os tipos de medusa são venenosas, mas algumas venenos são inofensivos.
O FENOMENO: O aparecimento de medusas é comum entre a primavera e o verão, quando entra a corrente do Brasil, trazendo águas quentes do Norte. Essa corrente é normalmente barrada pelas águas frias do Sul, que neste ano apareceram. As larvas de algumas espécies, ao saírem dos ovos, precisam se fixar. A costa rochosa de Santa Catarina é propícia, e os animais são facilmente trazidos ao Rio Grande do Sul.
CUIDADOS
O QUE FAZER: A medusa pode deixar filamentos de tentáculos imperceptíveis colados na pele. Raspe suavemente o local com uma espátula ou faca para retirá-los. Lave o local com água do mar ou salmoura. Faça compressas de vinagre no local. O pH ácido neutraliza o veneno.
O QUE NÃO FAZER: Colocar areia, pasta de dente ou urina não tem efeito curativo. Além disso, essa substância sujam e aderem à pele, podendo machucar a região atingida. Água doce pode fazer os tentáculos da mãe-d’água liberam mais veneno, caso tenham ficado colocados à pele.
OS SINTOMAS: A dor dura algumas horas. Se não passar, procure o hospital. Coceiras pelo resto do corpo ou dor muito prolongada podem ser sinal de reação alérgica. Procure um médico. Após a queimadura, pode ficar bolhas ou manchas. Proteja o local antes de voltar à praia, pois a região está mais sensível ao sol.