Variedades

Como Melhorar as Fotos Antigas: 10 métodos comprovados para fazer com que as suas memórias durem para sempre

Se for como a maioria das pessoas, provavelmente tem um arquivo de fotografias guardado algures no seu computador.

Talvez até imprimiu algumas delas e as tenha colocado em álbuns fotográficos. Mas e se essas fossem as únicas cópias que tivesse?

O que aconteceria se o seu computador falhasse e todas essas fotos digitais se perdessem para sempre? Vivemos num mundo digital em constante evolução, o que significa que os nossos dados podem ser armazenados de várias formas diferentes.

As fotografias não são diferentes. Podem ser guardadas como JPEGs, ficheiros PNG, ou qualquer outro tipo de ficheiro de imagem.

Mas o que acontece quando queremos imprimir a nossa foto digital favorita e fazê-la durar décadas?

Não precisa de ser um fotógrafo profissional para melhorar as suas fotos antigas de modo a que elas durem para sempre. Tudo o que tem de fazer é seguir estes simples passos e as suas imagens permanecerão seguras por gerações vindouras.

Imprima as suas fotos da forma correta

Todos nós recebemos fotografias que se encontram em mau estado. Se quiser preservar essas memórias, então precisa de as imprimir da forma correta.

Antes de mais, é preciso certificar-se de que utiliza uma impressora de alta qualidade. Cartuchos de tinta baratos podem resultar em cores desbotadas e resultados manchados, o que derrota o propósito de imprimir as suas fotografias em primeiro lugar.

Deve também tentar evitar imprimir fotos maiores do que 8×10. Embora as grandes impressões possam ter um ótimo aspecto, também podem ser caras.

As impressões grandes também podem ser difíceis de armazenar, por isso certifique-se de que tem espaço suficiente para as guardar. Finalmente, nunca deve utilizar papéis de moda para imprimir as suas fotografias.

Fique longe de papéis brilhantes ou revestidos de plástico. Em vez disso, use papel de alta qualidade que não se desvanecerá com o tempo. Pode encontrar papel que se destina a durar até 100 anos.

Use um Scanner para Armazenar Fotos Digitais

Da mesma forma que usaria um scanner para fazer uma cópia de um documento, também pode usar um scanner para fazer uma cópia das suas fotografias.

A melhor maneira de o fazer é utilizar um scanner que tenha um alimentador. Isto facilitará a digitalização de múltiplas imagens ao mesmo tempo. Agora que tem as suas cópias digitais, precisa de se certificar de que as mantém seguras.

Idealmente, deverá guardar as suas fotografias digitais num computador. Se não tiver espaço suficiente no seu disco rígido, pode também utilizar um disco rígido externo.

A melhor maneira de armazenar fotografias no seu computador é utilizar o armazenamento em nuvem. Serviços de armazenamento em nuvem como Google Drive, Dropbox, Amazon Photos, e Apple iCloud permitem-lhe armazenar as suas fotos online gratuitamente.

Isto significa que pode aceder às suas fotografias a partir de qualquer dispositivo, não importa onde se encontre no mundo. Se quiser ser ainda mais seguro, pode encriptar as suas fotografias utilizando uma aplicação como VeraCrypt.

Back Up Fotos Importantes

Há algumas maneiras de fazer cópias de segurança das suas fotografias. Se estiver a utilizar um computador, pode utilizar um disco rígido externo para armazenar os seus dados. Também pode fazer o backup das suas fotografias para a nuvem utilizando um serviço como Google Drive ou Dropbox.

Se quiser ser ainda mais seguro, pode usar um programa como o Carbonite para fazer o backup automático dos seus dados. Se estiver a utilizar um smartphone, pode também fazer uma cópia de segurança das suas fotografias utilizando uma aplicação como iCloud ou Google Photos.

Em alternativa, pode utilizar um cartão de memória externo para armazenar as suas fotografias. Talvez tenha reparado que a câmara do seu smartphone continua a tirar fotografias, mesmo quando o armazenamento está cheio.

Se o seu telefone alguma vez se partir ou se perder, talvez nunca mais consiga recuperar essas fotografias. Ao guardar as suas fotografias num cartão de memória externo, pode ter a certeza de que elas estarão sempre seguras.

Restaurar Cor em Preto e Branco Fotos

Se tiver uma fotografia a preto e branco que se desvaneceu com o tempo, pode restaurar a cor. Este processo funciona melhor em fotografias com mais de 100 anos de idade.

Tudo o que tem de fazer é digitalizar a fotografia, abrir o ficheiro de imagem num programa como o Photoshop, e aplicar uma camada de ajuste de cor.

Também se pode tentar usar uma técnica chamada transformação cromática de adaptação. Isto permite-lhe aplicar um filtro de cor para que pareça que a foto foi tirada a preto e branco. Pode mesmo ajustar o filtro para se ajustar, dependendo do tipo de luz na sala. Pode ler mais sobre a transformação aqui.

Rodar Imagens e Corrigir Dados Exif

Se tiver uma foto que queira rodar, pode fazê-lo utilizando um programa como o Photoshop. Certifique-se apenas de que guarda o ficheiro de imagem alterado num formato diferente (JPEG, PNG, etc.) para que não altere o original.

Se tiver uma imagem que precisa de ser reparada, pode usar o Photoshop para corrigir os dados Exif. Os dados Exif são informações sobre a imagem que são armazenadas juntamente com a própria imagem.

Estes dados podem incluir coisas como a data e hora em que a foto foi tirada, o modelo da câmara, e as definições utilizadas para tirar a foto. Se tiver uma imagem danificada, pode utilizar os dados Exif para corrigir a informação da imagem.

Também pode utilizá-los para corrigir alguns dos erros que possam ocorrer ao rodar uma imagem. Pode ler mais sobre como corrigir os dados Exif aqui.

Reparação de varreduras com Photoshop

Se quiser arrumar uma foto antiga digitalizada, pode usar o Photoshop para a arranjar. Certifique-se apenas de que não faz quaisquer alterações significativas à imagem. Se quiser remover pó, rugas ou outros vestígios, utilize uma escova de tratamento.

Isto utiliza um algoritmo para suavizar a imagem sem remover completamente os vestígios. Se quiser remover completamente os vestígios de uma imagem, utilize a escova Clone.

Isto permite-lhe pintar por cima da marca com uma parte diferente da imagem. Também pode utilizar websites online para melhorar a qualidade da sua fotografia rapidamente e sem perda de tempo. Aconselhamo-lo a verificar https://br.depositphotos.com. É uma interface simples com a qual todos se podem familiarizar.

Acrescentar contraste usando correções de curvas

Por vezes, mesmo que guarde devidamente as suas fotografias e mantenha a sua cor, elas simplesmente não têm o aspecto que você gostaria. Por vezes, as fotografias antigas não têm o mesmo aspecto que costumavam ter.

Isto pode ser porque as imagens estão desbotadas ou porque o contraste está desligado.

Pode facilmente corrigir o contraste numa imagem usando Photoshop ou GIMP. Basta abrir o ficheiro de imagem no seu editor de imagens e aplicar uma correcção de curva. Pode ler mais sobre a correcção de contraste aqui.

Recuperar Imagens a Cores Usando Ajustes HSV

Se tiver uma fotografia a preto e branco e quiser acrescentar alguma cor de volta, pode usar uma técnica chamada HSV ajustamentos. Isto permite-lhe ajustar a tonalidade, saturação, e valor de uma imagem.

Usando os ajustes HSV, pode seleccionar uma cor para a tonalidade, seleccionar a quantidade de saturação (ou intensidade), e seleccionar o valor. Pode ler mais sobre como mudar a cor de uma imagem a preto e branco aqui.

Adicionar Perfis DNG ou ICC a ficheiros de fotos

Se quiser arquivar uma imagem para que nunca se desvaneça ou fique descolorida, pode adicionar um DNG ou um perfil ICC. Estas são definições de metadados que lhe permitem armazenar informação sobre a cor, nitidez e resolução da imagem. Pode utilizar esta informação para restaurar a imagem se alguma vez esta ficar danificada. Pode ler mais sobre como adicionar um perfil a uma imagem aqui.

Conclusão

Muitos de nós tiram fotografias diariamente. Podemos até imprimir as nossas favoritas. Mas o que acontece quando essas impressões começam a desvanecer-se ou a ficar rasgadas?

Não se pode simplesmente deitá-las fora. É preciso restaurá-las, consertá-las e fazê-las durar décadas. É por isso que deve sempre imprimir as suas fotografias da forma correta.

Deve também utilizar um scanner para armazenar cópias digitais. Finalmente, também pode usar o Photoshop para corrigir o contraste numa imagem ou corrigir os dados Exif de uma imagem danificada.

Comentários

Comentários