Variedades

Comunidade exige do Irã diálogo sério sobre programa nuclear

Representantes de vários países apelaram hoje (8) às autoridades do Irã para que se empenhem na busca de um “diálogo sério” e sem “condições predefinidas”. O apelo ocorreu durante a reunião de governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). O pedido foi apresentado por escrito aos iranianos.

O texto é assinado por representantes dos países que integram o grupo 5+1, formado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – os Estados Unidos, a China, Rússia, o Reino Unido e a França. A Alemanha não pertence ao conselho, mas integra o grupo.

Anteontem (6), a chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, propôs ao Irã, em nome do grupo 5+1, o recomeço das conversações sobre o programa nuclear, sem indicar a data nem o local. Porém, autoridades iranianas disseram que havia uma disposição por parte de alguns países em pressionar o governo do Irã a não desenvolver seu próprio programa.

Após duas missões da agência no Irã, o grupo 5+1 se disse preocupado com as negociações. No ano passado, a Aiea mencionou, em seu relatório, que havia indicações que levantam suspeitas sobre a produção de armas atômicas no programa nuclear iraniano.

Mas as autoridades do Irã negam as suspeitas e dizem que o programa tem fins pacíficos. Segundo os iranianos, as suspeitas têm motivação política. O país é alvo de várias sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares.

Comentários

Comentários