Conheça alguns autores que estarão na Feira do Livro de Torres

A 14ª Feira do Livro de Torres, realizada entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Complexo de Eventos da Ulbra Torres, terá como tema “Literatura por Toda Torres”. Participarão da Feira os autores Manoel Soares, Jorge Luís Martins, Léia Cassol, Luciana Wickert, Rafael Guimaraens e Jason Camargo. A escritora Helô Bacichette será a patrona e a locutora Márcia Caspary. a anfitriã. A realização é da Prefeitura de Torres, através das Secretarias da Cultura e do Esporte e da Educação, do Sistema Fecomércio Sesc RS e da Ulbra Torres. O evento tem o patrocínio da RMS Informática e o apoio cultural da Livraria Super Livros.

Nascida em Caxias do Sul, Helô é professora graduada em Letras e especialista em Educação do Movimento pela Universidade de Caxias do Sul. Em 2001 ingressou na Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, integrando as equipes de coordenação de eventos, projetos e programas voltados a promoção do livro e da leitura. Integra o Contapete – grupo de Contadores de Histórias da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer e faz parte da equipe do Departamento do Livro e da Leitura de Caxias do Sul. A patrona é autora de “Filhos de Ceição”, “Matim, tatu-bola de jardim”, “Amor, Amor”, “O Mistério das Folhas Perdidas”, entre outros. Helô estará na Feira do livro no dia 29 de outubro, às 9h e às 14h. A anfitriã da, Márcia Caspary, é atriz, locutora, audiodescritora, narradora, roteirista, produtora e contadora de histórias. Locutora há mais de 20 anos, Márcia é sócia proprietária da Tagarella Produções.

Natural de Porto Alegre, Rafael Guimaraens é jornalista e escritor. Atuou como repórter, editor e secretário de redação da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal), foi editor de Política do jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil e exerceu diversas funções nas assessorias de imprensa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Governo do Estado do RS e Assembleia Legislativa do RS. Guimaraens é autor de O Livrão e o Jornalzinho, Pôrto Alegre Agôsto 61, Trem de Volta – Teatro de Equipe, Tragédia da Rua da Praia, Abaixo a Repressão – Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas, Teatro de Arena – Palco de Resistência, A Enchente de 41, Unidos pela Liberdade! e A Dama da Lagoa. Recebeu os prêmios O Sul Nacional e os Livros, com a obra Tragédia da Rua da Praia (melhor narrativa longa, 2006), Açorianos, com Teatro de Arena – Palco de Resistência (categoria Especial e Livro do Ano, 2009) e Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores, com A Enchente de 41 (melhor livro não-ficção, 2010). Guimaraens estará na Feira do Livro no dia 1º de novembro, às 19h30.

Autor dos livros Meu Nome é Jorge, O Menino da Caixa de Sapatos e O Menino e o Seu Sagrado, Jorge Luís Martins é hoje um dos escritores mais requisitados no Rio Grande do Sul. Integrando a programação da 14ª Feira do Livro de Torres, somente neste ano, Martins já participou de oito feiras de livro no Estado, quatro delas como patrono, além de ter realizado atividades em dezenas de cidades. O autor, também bacharel em administração, pós-graduado em psicopedagogia, corretor de imóveis e ator, estará na Feira no dia 30 de outubro, às 9h30 e às 14h30. Martins, ex-morador de rua, tem em sua obra a preocupação com as mazelas sociais, principalmente no livro Meu Nome é Jorge, no qual coloca em pauta as questões fundamentais do abandono, da violência e da desagregação da família. Além disto, trata sobre as condições de vida abaixo do tolerável, a problemática social a que se vê sujeitado o indivíduo, em muitas circunstâncias, jogado à própria sorte.

Comentários

Comentários