Contrato de financiamento vai beneficiar cooperativa de produtores rurais do Litoral Norte
O valor será repassado para cooperativa pelo BADESUL através da linha de crédito do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).
O valor será utilizado pela cooperativa para a aquisição de um caminhão com furgão, um veículo utilitário, equipamentos de informática, caixas plásticas, balanças e câmara fria. Os utensílios ajudarão no trabalho interno, no armazenamento temporário e, principalmente, na entrega dos produtos para as escolas.
O recurso será pago em seis anos, com parcelas anuais a juro zero e, o mais importante, rebate de 80 % nas prestações, desde que elas sejam pagas até as datas de vencimento.
A Coopviva possui 60 associados oriundos dos municípios de Osório, Maquiné, Caraá, Rolante e Santo Antonio da Patrulha. Seu principal mercado é a comercialização dos produtos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, que viabiliza a comercialização de alimentos oriundos da agricultura Familiar.
Atualmente a cooperativa entrega seus produtos em nove municípios da região, totalizando 92 escolas estaduais e municipais e um universo de 27.000 alunos.
Estavam presentes no ato de assinatura o presidente da Coopviva, Roberto Minotti; o diretor do departamento de cooperativismo, Gervásio Plucinski; o Coordenador Regional Litoral da SDR ,Rodrigo Sasso; o Secretário de Agricultura e Pecuária, Marcos Bolzan, representando o prefeito, Eduardo Abrahão; o Gerente Adjunto Emater/RS-Ascar, Delmar Dietz; o coordenador UCP Porto Alegra, Marcelo Crotrin; o presidente do Conselho Agropecuário do Município, Edson Ricardo de Souza.