Coronavírus: Litoral tem mais de 4300 pessoas com a doença ativa

Coronavírus (COVID-19), Novo Coronavirus SARS-CoV-2 © NIAID

O Boletim n° 407 contém dados de 19 municípios que preencheram a Planilha de Monitoramento, exceto Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Maquiné, divulgados na noite dessa quarta-feira (12).

Na última semana foram detectados 4245 casos novos, número quase 4 vezes superior ao da semana anterior, quando ocorreram 1.108 casos.

Esse número de casos novos é superior ao recorde anterior, ocorrido no início de março de 2021.

Há 4324 pacientes com a doença ativa, quase o triplo da semana anterior.

Não houve óbitos, permanecendo 1526.

A partir deste boletim há uma modificação no cálculo da taxa de ocupação de leitos de UTI passando a ser considerados somente os leitos efetivamente em funcionamento e expressando com maior fidedignidade a realidade do Litoral Norte.

São 56 leitos de UTI existentes, que podem ser ocupados por pacientes com Covid-19 ou outras doenças, conforme a capacidade técnica do hospital. A taxa geral de ocupação de leitos de UTI hoje é de 86% e a de leitos clínicos Covid 38%.

Da semana passada para hoje houve um leve aumento no total de pacientes internados.

Os serviços ambulatoriais estão com procura intensa e filas aguardando atendimento, com uma pressão muito grande na rede de saúde por insuficiência de profissionais e demanda excessiva.

Há municípios onde foi necessário fechar unidades de saúde para concentrar os profissionais nos serviços de urgência e manter o atendimento à população.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Assim, o COE Regional reforça a recomendação para que a população do Litoral Norte (moradores e veranistas) mantenha o distanciamento social evitando aglomerações e reitera o uso de máscaras.

Tais medidas, associadas à vacinação, são a única forma de reduzir a transmissão da doença.

Comentários

Comentários