Corpus Christi – Por Dom Jaime Pedro Kohl

IMG_1180-195x3001Na quinta-feira, dia 4, feriado de Corpus Christi, nos lembra um mistério importante da nossa fé: a presença real de Cristo nas espécies do Pão e do Vinho consagrados. Para nós católicos é sempre sinal de uma presença diferenciada de Deus que nos faz sentir sua proximidade e seu amor, realização da promessa: “Estarei convosco todos os dias”.

Como já é tradição, nas nossas cidades, faremos a procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas enfeitadas com muitos símbolos cristãos, que ajudamna manifestação da espiritualidade eucarística e da esperança de vida eterna.

Sugiro às comunidades que neste ano deem destaque ao Ano da Paz. O slogan da CNBB: “Somos da Paz” pode ser uma motivação significativa, um convite a buscarmos uma convivência pacifica entre os vários grupos e a abandonar atitudes e comportamentos violentos, nada dignos de seres humanos.

O Sacramentoda Eucaristia faz a Igreja e nos traz a paz. No próximo ano, estaremos celebrando o XVII Congresso Eucarístico Nacional,com o tema: “Eucaristia e partilha na Amazônia missionária”.

Desde já comecemos nossa preparação rezando:

“Jesus Eucaristia, fonte de vida para todos, coração dos corações! Nós te acolhemos presente entre nós. Ao recebermos teu Corpo e teu Sangue, mostra-nos a força redentora de teu sacrifício. Tu és partilha de vida e salvação para a vida do mundo. Abre nossos corações para compartilhar com todos os nossos bens. Ensina-nos a testemunhar, amar, servir e proteger a vida, aprendendo a lição do Altar.

Em ti todas as coisas foram criadas e nossas terras amazônicas são obra do amor do Pai. Reconhecemos estes sinais de amor, presença e providência em nossa história, e desejamos irradiar na comunhão com Deus e com todos, a missão que nos confiaste.

Senhor Jesus, há quatro séculos a Boa Nova do Evangelho aportou em nossas terras, para aqui plantar raízes. Os teus missionários se alegraram, ao verem as Sementes do Verbo de Deus, que o Espírito Santo havia espalhado, precedendo seus passos, e anunciaram corajosamente a tua Palavra.

Renova hoje, Senhor, com a força da Eucaristia, o vigor missionário em nossos povos, e brotem entre nós santas vocações para o serviço do Evangelho.

Cristo Senhor, ao reconhecer-te no partir do Pão, faze arder nossos corações, para que do Altar da Eucaristia nasça um novo ardor missionário em nossa Pátria. Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo sejam dadas, hoje e sempre, toda a honra e toda a glória! Amém”.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osóriodomjaimep@terra.com.br

Comentários

Comentários