Geral

Corujas Buraqueiras são protegidas pelo Programa de Proteção à Fauna Silvestre em Tramandaí

Através do Programa de Proteção à Fauna Silvestre, realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tramandaí, alguns dos locais naturais habitados pelas corujas buraqueiras foram cercados para a proteção dos animais. Nos lugares não cercados, placas de identificação alertam as pessoas sobre a existência das corujas no local.

As corujas protegidas pelo programa no município são conhecidas popularmente como corujas buraqueiras, e tem seu habitat em campos, dunas, planícies e restingas. Os animais silvestres alimentam-se de roedores, répteis e insetos. O período de reprodução acontece entre os meses de março a abril. As corujas buraqueiras existentes em Tramandaí têm hábitos diurnos, facilitando sua identificação e visualização.  Ao contrário da maioria das corujas, os machos dessa espécie são ligeiramente maiores do que as fêmeas, que normalmente são mais escuras.

Os locais de proteção das corujas buraqueiras, que estão demarcados com telas e placas de identificação, estão localizados na Avenida Beira Mar e na Praça Gen. Muller. Próximo à passarela de acesso à orla, no bairro da Barra e em Nova Tramandaí, foram colocadas apenas placas de identificação, alertando sobre a presença das corujas, que vivem soltas no local.

A bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Juliana Oliveira da Silva, alerta a população de que as corujas buraqueiras não são domesticadas e pede que não sejam jogados alimentos ou objetos dentro das áreas demarcadas, para a proteção dos animais.

Mais informações sobre o Programa de Proteção à Fauna Silvestre de Tramandaí podem ser solicitadas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo telefone (51)3684-9080.

Comentários

Comentários