Variedades

CPI: “Voz de piloto era desesperada”, diz relator

O relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse ao ouvir o áudio da caixa-preta do avião da TAM, que o registro mostra uma voz desesperadora. Os deputados da CPI do Apagão Aéreo na Câmara tiveram acesso nesta terça-feira, durante reunião sigilosa, ao áudio da torres de controle do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos segundos que antecederam ao acidente com o avião da TAM. “A gravação dessas duas palavras (Vira! Vira!) mostra uma voz triste e desesperada”, afirmou Maia.

Segundo os deputados da CPI, a Aeronáutica disponibilizou a gravação de menos de 20 segundos de conversa entre a torre e a cabine do avião.

Maia afirmou ainda que além da frase do piloto, a gravação mostra a torre autorizando o pouso do avião da TAM e conversas da torre com outras aeronaves.

No dia 1º de agosto os deputados da CPI receberam a transcrição do diálogo entre piloto e co-piloto do Airbus e controladores da torre do Aeroporto de Congonhas. De acordo com ela, a frase a qual se referiu Marco Maia, pôde ser ouvida um pouco antes da batida do avião. “Olhe isso, desacelera, eu não consigo, oh meu Deus, oh meu Deus, vira, vira”, teriam sido as últimas palavras na cabine da aeronave da TAM antes do acidente.

Comentários

Comentários