Crianças de B. Pinhal trabalham cidadania através da produção fotográfica

Uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social em parceria com o fotógrafo Pedro Gonçalves, em Balneário Pinhal, conjugou cidadania com produção fotográfica. Através do projeto de Segurança Pública – Compromisso de Todos, as crianças e adolescentes beneficiados pelo Projeto Agente Jovem e Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, participaram de oficinas ao longo do ano, abordando os temas trabalho e natureza.

Segundo a coordenadora, Eliete de Lucena Leão, as atividades foram desenvolvidos nas três comunidades do município (Sede e distritos de Magistério e Túnel Verde), atendendo mais de 40 crianças e adolescentes, em encontros semanais, ao longo de dois meses. Além de produção fotográfica, os participantes se envolveram na seleção das imagens para duas exposições que aconteceram durante o ano e para a campanha de paz que será implementada em dezembro, distribuindo banners e placas pela cidade, juntamente com a decoração natalina.

Segundo a secretária de Assistência Social, Neusa Carvalho, houve um cuidado especial na escolha dos temas, especialmente na questão do trabalho. “O trabalho é um espaço privilegiado para a cidadania, pois a atividade profissional ocupa posição destacada na vida das pessoas.” No ambiente de trabalho, segundo ela, as pessoas permanecem por grande parte do tempo e é através dele que se obtém o sustento. “No trabalho construímos, com freqüência, nossas melhores amizades. Os interesses decorrentes das relações de trabalho estão na pauta das nossas mais substanciais reivindicações humanas”, afirma.

Elite explica que as ações contemplaram não apenas a prática, mas também aula expositiva sobre o que é cidadania, em que consistem os direitos humanos e como focar estes temas através da fotografia. “Não nos preocupamos especificamente com a questão técnica da produção fotográfica, mas antes com o olhar crítico”, afirma. Segundo Lucena, sem olhar crítico não há cidadania e procurou-se integrar também outros públicos que integram a rede de atendimento social de Balneário Pinhal, como por exemplo as integrantes do programa Gente da Terra, que além de receber acompanhamento psico-social também cuida do asseio e limpeza da cidade.

Além da produção fotográfica, as crianças participantes das oficinas e comunidade foram convidadas a escrever sobre as imagens. O resultado poderá ser conhecido pelo público a partir de dezembro, quando serão espalhadas as placas e banners pela cidade. O vínculo com o projeto de segurança pública se dá pela prevenção, uma vez que crianças valorizadas em sua sensibilidade e humanidade têm seu valor reconhecido e portanto se sentem parte da comunidade onde vivem, predispondo-se a cuidar de seu lugar, de seu bairro, seu município, e não agredi-lo, ou degradá-lo. O apoio é do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Comentários

Comentários