Crianças do programa Patrulha do Mar conscientizam veranistas em Capão da Canoa
Tendo em vista o crescente número de salvamentos efetuados pela Operação Golfinho nesse veraneio, 27 meninos e meninas integrantes do programa ambiental Patrulha do Mar da Operação Golfinho da Brigada Militar, entregaram, nesta terça-feira (9), panfletos educacionais e conversaram com veranistas na beira da praia sobre os perigos dos repuxos e da imprudência ao entrar no mar.
Entre eles estavam os jovens Gregor Leal e Fernando Machado, de Santa Maria, acompanhados do amigo Gelson Ademor, de Porto Alegre, que aprovaram a medida e comentaram: “a gente tem que ter mais atenção”. A panfletagem foi acompanhada pelo monitor do projeto, soldado Luiz Fernando Santos da Silva, que ressaltou a importância de conscientizar as pessoas de seguirem as orientações dos salva-vidas e de não colocarem a vida em risco.
O programa Patrulha do Mar no Litoral Norte está no seu oitavo ano de atividade e recebe crianças e adolescentes de 7 a 14 anos de Capão da Canoa e alguns de Porto Alegre, com o objetivo de formar cidadãos. Numa parceria com o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Capão da Canoa (Ceacria), e a Patrulha do Mar, os jovens de comunidades carentes do município participam do programa, onde são trabalhados os princípios básicos da convivência social, além de aproximar e estabelecer vínculos entre crianças e adolescentes e Brigada Militar.
O grupo de 2009/2010 é formado por cem crianças de Capão da Canoa e alguns de Porto Alegre, e começou no dia 19 de dezembro, durante a abertura do Verão Legal RS 2010. A formatura acontece no dia 27 de fevereiro.