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Cristo Redentor pode ser uma das sete maravilhas do mundo

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apóia a campanha para eleger a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, Rio de Janeiro (RJ), como uma das maravilhas do mundo contemporâneo. O monumento é um dos 21 finalistas do concurso internacional, criado pela fundação suíça “New Seven Wonders”. Para potencializar a votação, o Instituto desenvolveu uma série de ações: criação e envio de e-mails marketing, produção de material promocional e inserção de banner no Portal Brasileiro do Turismo.

Para votar basta acessar o endereço www.new7wonders.com. O objetivo do concurso é escolher o conjunto das novas maravilhas como uma forma de despertar o interesse mundial por ícones históricos e culturais, além de chamar a atenção para sua preservação. A iniciativa da fundação conta com a colaboração da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Na segunda quinzena de abril, a Embratur vai enviar e-mails marketing sobre o concurso para todo o seu mailing nacional e internacional. A idéia é sensibilizar o setor a participar e incentivar o maior número possível de internautas a votar no Cristo. Companhias aéreas, agências e operadoras de turismo, profissionais do setor, estudantes e visitantes do site têm seus endereços eletrônicos cadastrados na lista de contatos.

O Instituto também produziu um folder, em inglês e alemão, que está sendo distribuído para os interessados pela campanha. No material, está divulgado o endereço do site para votação, além de curiosidades sobre o Cristo Redentor.

Desde o ano passado, quem visita o Portal Brasileiro do Turismo também encontra um banner com link para o hotsite que explica como votar. No banner, há um turista com os braços abertos, em referência ao Cristo, em frente a ícones de destinos turísticos internacionais concorrentes no concurso. Além de votar, os participantes podem mandar postais eletrônicos com modelos em frente a monumentos convidando amigos a votar.

O Rio de Janeiro, com seu Cristo Redentor do Corcovado, já venceu uma primeira relação de 77 monumentos. A Cidade Maravilhosa é um dos principais ícones do País identificado pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, estudo que dá as bases para promoção do Brasil no exterior nos próximos anos. Para realizá-lo, a Embratur ouviu mais de seis mil pessoas em 18 mercados. O órgão é a unidade do Ministério do Turismo responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização do Destino Brasil exclusivamente no exterior.

Além do Cristo, concorrem nesta fase: ruínas da Acrópole, em Atenas (Grécia); Alhambra, em Granada (Espanha); Angkor (Camboja); Basílica de Santa Sofia, em Istambul (Turquia); Castelo de Neuschwanstein Füssen (Alemanha); Chichén Itzá, em Yucatan (México); Coliseu de Roma (Itália); Estátua da Liberdade, em Nova York (Estados Unidos); Estátuas da Ilha de Páscoa (Chile); Grande Muralha (China); Kremlin de Moscou (Rússia); Ruínas de Machu Picchu (Peru); Ópera House de Sydney (Austrália); Ruínas de Petra (Jordânia); Pirâmides de Gizé (Egito); Stonehenge – Amesbury (Reino Unido); Palácio Taj Mahal, em Agra (Índia); Templo Kiyomizudera-Kyoto (Japão); Timbuktu (Mali); e Torre Eiffel, em Paris (França).

A votação também ganhou o apoio da Câmara dos Deputados. No último dia 28 de março, uma estação com três terminais para votação foi instalada no Espaço Mário Covas, no prédio da Câmara, em Brasília (DF). Os computadores estão disponíveis para utilização até o final de abril.

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