CTG Estância da Serra de Osório representa o RS em festival nacional
O Festival do Folclore é um encontro da cultura brasileira, além de preservar e manter a cultura popular o Festival fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade e em toda região noroeste. Conhecida como a “Capital do Folclore”, Olímpia recebe, todos os anos, quase 150 mil pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto, de vários cantos do Brasil para prestigiar o evento.
Pelo quinto ano consecutivo, o Rio Grande do Sul e a cidade de Osório estiveram representados com muito sucesso no maior festival folclórico do Brasil, o FEFOL, pelo CTG Estância da Serra. Realizado na cidade de Olímpia/SP, a 440km da capital. A entidade tradicionalista, com seu grupo de danças adulto, mostrou as belezas de nossa cidade e região através da dança, embaladas por coreografias que fizeram história nos maiores concursos do Rio Grande do Sul, bem como as danças tradicionais gaúchas, que fizeram com que o grupo fosse muito aplaudido em todas as suas apresentações.
Neste festival, uma comitiva formada por cinquenta integrantes representou Osório mais uma vez nesse grandioso evento, onde ocorreram diversas confraternizações e homenagens, sempre com muita emoção e reverência, unindo pessoas e culturas diferentes com um só objetivo: preservar e valorizar a cultura de cada canto do Brasil. O CTG Estância da Serra agradece a sua patronagem pelo apoio e confiança no trabalho realizado dentro e fora da entidade e reforça os votos de fraternidade com todo o Estado de São Paulo e principalmente com os amigos da cidade de Olímpia.
O CTG Estância da Serra, fundado em 02 de abril de 1968, na cidade de Osório/RS, possui uma grande história em festivais no Brasil e no mundo. Com 44 anos de existência, traz consigo a cultura rio-grandense, através das danças tradicionais gaúchas e danças alusivas ao folclore gaúcho e da região litorânea, onde recebe forte influência afro e açorianas. Possui um grupo de danças com aproximadamente trinta integrantes, que realiza apresentações nos mais diversos eventos de Osório, bem como outros municípios da região, além de participar de concursos de danças em rodeios por todo o Rio Grande do Sul, sagrando-se campeão diversas vezes. Em parceria com a Prefeitura Municipal, organiza e promove o Rodeio Crioulo Internacional de Osório, atualmente considerado o maior do gênero no Estado.
Desde a década de 80, o grupo adulto de danças participa como finalista do maior festival de artes e tradição da América Latina, o ENART, que acontece na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. O CTG Estância da Serra participou também, nos anos 90, em diversos festivais de folclore na Europa, em países como Alemanha e Holanda. Na década de 2000 participou de festivais em Passo Fundo/RS, Minas Gerais e São Paulo. Em suas apresentações, realiza coreografias com obras de vários compositores e intérpretes reconhecidos e premiados em festivais de música do Rio Grande do Sul. Entre eles: Luiz Carlos Borges, Neto Fagundes, Fernando Corona, Carlos Catuípe, Ivo Ladislau, Mário Tressoldi, Chico Saga, Cássio Ricardo, Juarez Weber e Cláudio Martins.