Geral

CTG Porteira Gaúcha realiza concurso de 1ª Prenda em Torres

O inicio do mês de março foi reservado para a realização do Concurso de 1ª Prenda nas categorias Mirim e Juvenil do CTG Porteira Gaúcha, em Vila São João, Torres. Foram eleitas Maria Luiza Matos (1ª Prenda Mirim), Cristine Barchinscki Bauer (2ª Prenda Mirim), Catrini Barchinscki Bauer (1ª Prenda Juvenil) e Ana Ellen Santos (2ª Prenda Juvenil).  Tal iniciativa faz parte do projeto Cultural Infância Nativa que tem apoio da Prefeitura Municipal de Torres, por meio do repasse de recursos financeiros ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

O julgamento das tarefas ficou a cargo de uma comissão de tradicionalistas ligados à 23ª RT (Região Tradicionalista) que apreciaram atentamente o desempenho das concorrentes. Elas realizaram prova escrita (sobre temas ligados ao tradicionalismo, à história e a geografia do Rio Grande do Sul), prova oral (declamação de poesia, lendas regionais e dissertação sobre o tema: o jovem e o CTG), mostra cultural e folclórica (foram abordados temas como: brincadeiras de faz de conta, artes, costumes e costura), além da prova artística (dança folclórica e dança de salão). O grupo de concorrentes teve o apoio de Erica Maria Soares de Oliveira, do Departamento Cultural do CTG Porteira Gaúcha.

À noite, foi realizado um jantar-baile com o Grupo Legado Gaúcho com apresentação das invernadas artísticas trajando as novas indumentárias.

Comentários

Comentários