Curso capacita servidores da segurança pública que atuam na fiscalização da pesca
“O objetivo do curso é qualificar os servidores da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual para que eles auxiliem na aplicação da legislação que regulamenta a atividade pesqueira para identificar materiais e práticas predatórias”, salienta o diretor do DET, coronel Júlio César Marobin.
O curso terá aulas práticas e teóricas nas áreas de legislação pesqueira, policiamento comunitário, métodos petrechos de pesca, registros de ocorrências de pesca, ecossistemas aquáticos e sistemas de beneficiamento e transporte de pescado e identificação de espécies da fauna aquática.
Encontros regionais
A cidade de Tramandaí sediou a primeira reunião regional do Grupo de Trabalho dos Pescadores – formado pelas secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; da Agricultura, Pecuária e Agronegócio; da Segurança Pública (Comando Rodoviário e Comando Ambiental da Brigada Militar) e Casa Civil (RS Mais Igual).
O encontro, realizado no auditório da Prefeitura, possibilitou o diálogo e a aproximação entre os representantes do grupo com os pescadores locais. Uma das principais reivindicações é o aumento da fiscalização para coibir a pesca predatória. Estão previstas para o mês de maio novas reuniões no Balneário Pinhal e em Rio Grande.