Daer apura causas dos acidentes envolvendo ônibus intermunicipais
Segundo as empresas, todas as vítimas receberam atendimento médico, tiveram seus prejuízos ressarcidos e foram deslocadas para seus destinos. “São os primeiros sinistros que ocorrem nesta nova gestão”, afirmou Sastre, que assumiu a Diretoria há um ano. Os ônibus estavam com a documentação e os laudos de vistoria em dia.
“Estamos redobrando a fiscalização com relação a segurança dos veículos. A população pode ficar tranquila quanto a isso”. O Daer solicitou às empresas um relatório minucioso do acontecido e coloca à disposição sua ouvidoria (fone: 3210-5018 ou ouvidoria@daer.rs.gov.br) para reclamações e sugestões.
A frota de linhas regulares intermunicipais, administradas pelo Daer, é de aproximadamente 3 mil ônibus, 55% anterior a 1999. “Convivemos com uma legislação de 1956 (lei 3080/ 56), regulamentada por um decreto de 1957 (Decreto 7.728/57), que precisa ser reinventada”, afirma Sastre.
A Diretoria de Transportes Rodoviários do Daer está trabalhando para mudar esse cenário e irá lançar até 31 de março o edital para a contratação de uma consultoria para elaborar o Plano Diretor de Transportes do RS – situação constitucional, demandada pela força tarefa e pelo secretário Beto Albuquerque.