Defesa Civil confirma ocorrência de tornado em cidade do RS

Foto arquivo: Imagens mostram formação de tornado no Litoral Norte

Rio Grande do Sul: A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, em conjunto com a Sala de Situação do Estado, confirmou durante a tarde da última segunda-feira (19), a ocorrência de um tornado sobre a região de Júlio de Castilhos

Frigorifico Borrussia

O evento foi detectado durante o monitoramento rotineiro dos eventos meteorológicos no Estado.

De acordo com os meteorologistas da Sala de Situação, as condições atmosféricas, como a disponibilidade de calor e umidade, foram determinantes para o desenvolvimento de tempestades isoladas no território gaúcho.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Essas condições propiciaram a formação de instabilidades que resultaram em temporais isolados e, consequentemente, na formação do tornado em Júlio de Castilhos, um fenômeno que ocorre com certa frequência nessas condições, embora nem sempre seja detectado e registrado por meio de imagens.

Apesar da intensidade do evento, as precipitações na região atingida pelo tornado ficaram entre 20 e 35 mm/dia, e não foram reportados danos significativos em decorrência do fenômeno.

Defesa Civil confirma ocorrência de tornado em cidade do RS
Cosmos Uniformes

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda que as pessoas evitem permanecer nas proximidades do local onde está ocorrendo o fenômeno, buscando abrigo em áreas seguras.

É importante também que a população esteja atenta às informações da Defesa Civil de sua cidade e conheça os Planos de Contingência municipais para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre em seu município.

Em caso de emergência, ligue para o número 193 ou 190.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários