Geral

Defesa Civil inicia curso e prepara agentes mirins em Arroio do Sal

Até Sexta-feira (25), o Governo do Estado, através da Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura de Arroio do Sal, realiza um curso de formação de “Agentes Mirins”, para 30 crianças de 9 a 12 anos no município.

A formação iniciou na tarde de segunda-feira (21), no prédio do Centro Municipal de Integração Produtiva (CIP).

As atividades acontecem toda a semana, das 14 às 17 horas, e fazem parte do Projeto “Defesa Civil na Comunidade”, que integra a temporada de veraneio da 43ª Operação Golfinho do Programa Verão Numa Boa nos litorais Norte e Sul.

No município, o projeto é realizado com a participação da Secretaria de Assistência Social de Arroio do Sal, mobilizando a equipe da área e as crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

As instruções para os agentes mirins da Defesa Civil são repassadas pela tenente Luzelani Flores Zigler, que tem ainda como auxiliar o soldado Aguinaldo Forneck. Pela Prefeitura de Arroio do Sal acompanham o curso a assistente social, Marli Schindler, e a estagiária Briana Pagnoncelli.

O projeto “Defesa Civil na comunidade” tem o objetivo de construir uma cultura de prevenção junto a comunidade, tornando-os parceiros e facilitadores, promovendo a incorporação de conteúdos de defesa civil e de para o cuidado com o meio ambiente.

Segundo destacou a tenente Luzelani, Arroio do Sal é a 4ª cidadã a participar do projeto no Litoral Norte. Já foram contemplados os municípios de Capão da Canoa, Imbé e Osório.

A tenente Luzelani, lotada na defesa Civil estadual, informou que o projeto iniciou em agosto de 2012, em Porto Alegre, nos 4 Territórios da Paz, onde são realizadas intervenções dos Governos Federal, Estadual e Municipal para reduzir os elevados índices de violência.

A formatura será promovida na sexta-feira (25), com a distribuição de certificados de participação e formação de agente mirim da Defesa Civil.

Os aprendizes, na segunda-feira (21) receberam os coletes da Defesa Civil, instruções sobre ordem unida e todo pelotão começa o curso efetivo, na tarde de terça-feira (22), no CIP.

No primeiro dia do curso foi distribuído material educativo, como forders explicativos do projeto, sobre o trabalho da Defesa Civil e de conhecimento da sinalização à beira-mar com as bandeiras e condições do mar.

A proposta pretende sensibilizar as crianças e a comunidade em geral acerca da importância de organizarem-se em relação aos riscos e vulnerabilidades que os cercam, criando com isto uma consciência preventiva em Defesa Civil, além de formar multiplicadores através dos “Agentes Mirins da Defesa Civil”.

Comentários

Comentários