Geral

Demandas do litoral encaminhadas ao ministro da Pesca

Em reunião com o ministro da Pesca, Eduardo Lopes, nesta quarta-feira, 9, o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) pediu a compreensão da pasta para o pagamento do seguro defeso aos pescadores de camarão do litoral que tiveram suas atividades impossibilitadas pelo excesso de chuva do ano passado.

“Em São José do Norte a pesca do camarão no começo desse ano ficou inviável porque as chuvas constantes do ano anterior impediram a entrada de água salgada na Lagoa dos Patos”, exemplificou o deputado.

De acordo com Alceu Moreira, o pagamento do seguro defeso é imprescindível também pelas dívidas contraídas por esses pescadores de camarão. A demanda, inclusive, é amparada por laudos técnicos feitos pela Emater/RS e pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O deputado aproveitou o encontro para cobrar do ministro a reconhecimento formal do grupo de trabalho do Fórum da Pesca da Bacia do Rio Tramandaí, para debater a revisão da IN 17/04, e uma solução para o descumprimento pela base avançada do IBAMA da instrução interministerial 07/13, que trata das solicitações de licença ambiental para a pesca, o que tem causado uma série de problemas na região.

Comentários

Comentários