Deputado elogia o DAER e pede mais obras na Estrada do Mar

O deputado Ciro Simoni (PDT) ocupou a Tribuna da Assembleia, onde registrou a satisfação de ter tido uma conversa extensa com o diretor-geral do DAER, diretor de operações, sobre a Estrada do Mar.

Ciro argumentou que esta rodovia tem sido discutida em muitos momentos, tanto no parlamento gaúcho quanto na imprensa. Entre as questões já abordadas então o trânsito de caminhões, que precisa ser repensado, e os finais de semana que precisam ser preservados, pois um maior número de pessoas se desloca por aquela estrada. Há outras igualmente importantes e também são discutidas, como é o caso do viaduto que está sendo construído junto ao trevo com a Rota do Sol. Esse viaduto foi iniciado, mas os trabalhos foram por certo tempo paralisados.

“Na visita que fizemos ao diretor de operações do DAER, Dr. Vicente, levamos essa nossa preocupação. Com alegria, podemos dizer que vimos a obra ser retomada. Temos a esperança que ela possa ser concluída até o início do próximo verão, pois certamente o fluxo de veículos por aquelas duas estradas trará transtornos severos se a obra não for concluída”, disse o deputado.

O deputado também manifestou preocupação quanto ao entroncamento da RS-407 com a Estrada do Mar, na entrada para os municípios de Xangri-Lá e Capão da Canoa. Naquela área, durante os fins de semana de maior movimento, ocorrem engarrafamentos de 3, 4, 5 quilômetros. “O Dr. Vicente disse-nos que já estava sendo iniciado um projeto. É importante que ele seja o quanto antes concluído, para que possamos ter mais segurança naquele trecho, especialmente no entroncamento”. Lembrou, também, que há um movimento intenso de automóveis, de caminhões e de pedestres, em bicicletas e em outros tipos de conduções. Necessariamente esse trecho precisa ser duplicado.

O deputado informou que as prefeituras de Xangri-Lá e Capão da Canoa estão dispostas a fazer uma parceria nesse processo e contribuir com o Estado no sentido de que seja feito esse trabalho. É importante que o DAER e o governo do Rio Grande do Sul possam proporcionar essa obra não apenas à população que mora ali, mas a todos os gaúchos que, em número significativo, deslocam-se para aqueles dois municípios do nosso litoral.

Ciro fez novamente o pedido à direção do DAER no sentido de que providencie o projeto do viaduto no entroncamento da RS-407 com a Estada do Mar e também o de duplicação da mesma rodovia, a partir desse entroncamento até o seu final, já em Capão da Canoa. Essa é uma reivindicação e uma preocupação da comunidade.

“Todos que passamos por ali durante o ano sabemos da importância dessa obra para que aquela população tenha mais segurança e tranquilidade e para que o fluxo, que é intenso durante o ano todo, mas que aumenta significativamente durante o período de verão, seja mais coerente, facilitando a vida das pessoas que ali moram ou que estão de passagem.”

“Reitero ao DAER o pedido que fizemos pessoalmente ao Dr. Vicente. Esperamos que o governo do Estado, que está fazendo algumas obras, no mínimo nos dê, até o final do ano, o projeto pronto, para que no início do próximo governo seja concluída essa obra que é de fundamental importância, como já disse, para as comunidades de Capão da Canoa e Xangri-Lá e, fundamentalmente, para todos os veranistas gaúchos que chegam até essas praias”, finalizou o deputado.

Comentários

Comentários