Destroços de jato desaparecido são encontrados na Lagoa dos Patos

Foto: Josoé Martins - Destroços de jato desaparecido são encontrados na Lagoa dos Patos

Destroços de um jato desaparecido há quatro decadas foram encontrados por pescadores e um velejador, na Lagoa dos Patos.

O exame detalhado das peças indica que se trata de um jato Tiger F-5, pertencente ao Esquadrão Pampa, da Base Aérea de Canoas, que desapareceu em 28 de julho de 1982.

Um dos autores da descoberta dos destroços é o piloto de linha aérea e velejador Cristian Yanzer, 44 anos.

No início de agosto ele recebeu telefonema de um amigo, o pescador Josoé Martins, da Palmares do Sul, que localizou as primeiras peças ao pescar tainha na região.

Os destroços estavam no Pontal Zé Martins das Desertas, situado a cerca de quatro horas de barco de Palmares do Sul e a 20 quilômetros da praia de Itapuã, em Viamão, onde o Guaíba encontra a Lagoa dos Patos.

Nas redes sociais Cristian e Josué, publicaram a descoberta.

“Missão Tigre da Lagoa.

Amigos da vela e do voo!

Gostaria de dar a notícia tão esperada acerca de um “trabalho de formiguinha” que já vinha ocorrendo há quase 5 anos e que alguns amigos, desde velejadores até pescadores, a quem sou muito grato de coração pelo apoio, participaram direta ou indiretamente.

O mistério do paradeiro do FAB 4831, um caça F5 Tiger II do esquadrão Pampa da Base Aérea de Canoas, foi finalmente desvendado 40 anos depois!

Na manhã fria do dia 28 de Julho de 1982 dois caças F5 decolaram para um treinamento de combate aéreo na área de treinamento sobre a Lagoa dos Patos.

Um deles, com seu piloto a bordo, o Tenente Aviador Edson Luiz Chiapetta Macedo, jamais voltaria, e seu paradeiro seguiria um mistério por 40 anos.

Há cerca de um mês o amigo pescador, Josoé Ortiz, de Palmares do Sul, viu suas redes de tainha se prenderem em algum objeto submerso nas proximidades do banco das desertas.

Quando puxou, encontrou pequenas peças que achou que poderiam ser do caça desaparecido. Sabendo que eu procurava por pistas do F5, tendo inclusive me visto na “faina” algumas vezes por lá, me mandou as imagens e a localização aproximada do local.

No dia 11 de Agosto, com a meteorologia perfeita para a varredura, partimos de Tapes na madrugada para investigar com o sidescan do veleiro VIKYNG nas coordenadas passadas pelo Josoé.

BINGO!

Reflexos metálicos visíveis na tela do equipamento indicavam muitas peças, algumas grandes, espalhadas pelo leito da Lagoa, em um local distinto do que esperávamos, e a cerca de 100m do local onde suas redes estavam colocadas.

Com as imagens de sonar e as peças entregues pelo Josoe, imediatamente contatei o V COMAR (5º Comando Aéreo Regional) através do Coronel Biasus, piloto de caça, ex comandante do Esquadrão Pampa e contemporâneo do aviador desaparecido neste fatídico e triste acidente.

Ele e a amiga Capitã Damiana, velejadora do Clube Veleiros do Sul (VDS) e dentista da FAB imediatamente se colocaram à disposição para organizar uma reunião com o Major Brigadeiro do Ar Rivero atual Comandante do V COMAR que engloba RS, SC e PR.

Muito bem recebido pelo Comandante da região Sul, nesta reunião combinamos que eu tentaria fazer algumas imagens de vídeo ou foto antes do acionamento de todo o aparato de resgate e o conjunto de ações que se seguem ao encontrar uma aeronave desaparecida com seu piloto.

Com as dificuldades de encaixar as folgas na escala de voo que, precisam bater com a meteorologia perfeita, a missão só pode ocorrer no dia 1 de Setembro quando minha esposa Andrea e eu decidimos dar uma velejada no local e fazer mais alguns levantamentos.

Ao ancorar para preparar o almoço senti que a âncora ficara presa no maior objeto que refletia na imagem do sonar. Para nossa surpresa ao suspender o ferro de nossa embarcação trouxemos uma seção de um dos motores GE J85… exatamente o do F5.

Novo contato com o V COMAR e agora com o sinal verde do alto comando da Força Área Brasileira, em ação conjunta com a Marinha do Brasil, na próxima semana, ainda dentro da Semana da Pátria, serão desencadeadas as ações de resgate dos restos mortais deste Aviador que, na minha leiga observação dos destroços, sinto que, com a fibra de herói brasileiro e a garra de caçador do Pampa, aguerridamente tentou, até o fim, trazer seu caça de volta pra casa, infelizmente, perdendo a vida na peleia, indo pelear nos páramos do infinito celeste.

Obrigado Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil pelo apoio imediato!

Uma página da história do Esquadrão Pampa e da caça brasileira reescrita 40 anos depois.

Um “ADELPHI” ao bravo Ten Av Chiapetta e que ele finalmente descanse em Paz com a certeza de que jamais foi esquecido!

Bons ventos e bons voos à todos!

Missão Tigre da Lagoa Cumprida ⛵️✈️

Cristian Yanzer

*Adelphi – ‘uma saudação honrosa da aviação de caça brasileira, desde a segunda guerra mundial, utilizada para saudar grandes personalidades'”.

O acidente

No final da manhã do dia 28 de julho de 1982, um par de caças F5 do Esquadrão Pampa decolou da Base Aérea de Canoas para uma missão de rotina da unidade.

As aeronaves voaram para uma área de treinamento sobre a Lagoa dos Patos para simular um combate e então uma delas desapareceu.

Desde a época do desaparecimento, a suposição dos investigadores era de que o piloto do jato FAB 4831, tenente Chiapetta, tenha sofrido uma desorientação espacial, porque voava invertido (de cabeça para baixo) e pode ter confundido o céu com a água.

O dia estava aberto e a superfície da Lagoa dos Patos espelhava o céu, de tal forma que ambos estavam azuis.

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