Dezenas de pessoas comparecem ao funeral de Saddam
Várias dezenas de iraquianos assistiram neste domingo ao funeral de Saddam Hussein, que foi enterrado por volta das 3h (10h de Brasília) em sua aldeia natal, Al-Awja, na província de Salahedin, 170 quilômetros ao norte de Bagdá. Segundo imagens da rede de TV catariana Al Jazira, dezenas de simpatizantes do ex-presidente iraquiano participaram da oração da madrugada.
Nas imagens, é possível ver o caixão do ex-ditador coberto com uma bandeira do Iraque. Saddam foi ser enterrado num túmulo próximo aos de seus dois filhos homens, Uday e Qusay.
A Al Jazira assegurou que as imagens eram as primeiras divulgadas de Al-Awja por uma rede de TV. Além disso, afirmou que os parentes de Saddam já tinham começado a receber os pêsames pela morte do ex-governante.
– Poucas pessoas deram as condolências – em Al-Awja – disse Hassan al-Nasseri à emissora, que o identifica como um primo de Saddam.
O vice-governador de Salahedin, Abdallah Hassan, afirmou neste domingo a uma rede de TV local que, para o corpo de Saddam ser levado para sua aldeia natal, foi necessária uma autorização do Departamento de Estado norte-americano e do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
– Segundo informações que obtive, para o traslado do corpo de Saddam foram necessárias a aprovação do Departamento de Estado (dos EUA) e inclusive a autorização pessoal de (George W.) Bush – disse Hassan.
O cadáver de Saddam foi levado para cidade de Tikrit, capital de Salahedin, de sábado para domingo, num helicóptero militar norte-americano.