Geral

Dia do Desafio: Torres compete com a boliviana Chuquisaca

A Prefeitura de Torres, em parceria com o Sesc Torres, aderiu novamente ao Dia do Desafio, que acontecerá em 27 de maio, integrando as comemorações dos 131 anos de emancipação da cidade. Este ano, Torres competirá com a cidade de Chuquisaca, da Bolívia, que tem 23.394 habitantes e a economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de laranja, fava e pêssego. Para este desafio entre cidades, Torres registrou 32.358 habitantes e economia baseada no turismo.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades. O objetivo é inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. No dia 27 de maio, as comunidades devem estar mobilizadas a partir da 0h. As pessoas devem interromper suas atividades rotineiras e praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física ou ação social.

A participação poderá ser individual ou coletiva, sendo imprescindível o registro da atividade junto ao Sesc ou ao centro coordenador da cidade. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.

Plantio de mudas e atividades físicas

Este ano, no Dia do Desafio, a comunidade torrense poderá participar do plantio de mudas nativas em canteiros das vias públicas e em praças. A Secretaria do Meio Ambiente de Torres doará 800 mudas de hibiscos e buganvílias para plantio neste dia. O objetivo é arborizar e embelezar a cidade com plantas resistentes e que darão flores. “É uma forma de padronizar os canteiros e praças e dar uma identidade visual à paisagem da cidade”, ressalta a gerente de Licenciamento Ambiental, Dóra Laidens.

Já as atividades físicas acontecerão em diversos locais, como escolas, academias de ginástica, praças e em entidades. O Sesc e o Departamento Municipal de Esportes da Secretaria de Turismo estão fechando a programação.

Sem estipular restrições quanto às modalidades escolhidas, o Dia do Desafio privilegia aspectos fundamentais para o convívio humano como acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança, além de trazer benefícios para a comunidade e a saúde. Essa celebração demanda esforço e criatividade, especialmente por estimular a integração de diferentes segmentos de comunidades que competem construtivamente entre si, o que tem sido verificado pelo aumento considerável das cidades participantes.

No RS, o Dia do Desafio 2009 contará com a participação de 406 municípios, superando a expectativa inicial de 370. O total de cidades inscritas representa mais de 81% de participação do Estado. Realizado no Brasil desde 1995 e coordenado pelo SESC desde 1998, foi idealizado há mais de três décadas pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã.

Comentários

Comentários