Psicólogo Régis Soster Santa Maria oferece atendimento presencial em Osório e online
Colunistas

Dia do Psicólogo – Por Régis Soster Santa Maria

Um dia muito importante e cheio de significados para mim. Primeiro, porque ser paciente aos 19 anos mudou significativamente a minha vida.

Dia do Psicólogo - Por Régis Soster Santa Maria

Na época, trabalhei por um ano e meio em uma empresa multinacional alemã, com uma jornada de 9 a 10 horas diárias, além da faculdade de engenharia à noite, o que me trouxe estresse, pânico e depressão. Eu vivia de forma rígida com o que sentia.

Dois anos de psicoterapia semanal me tiraram desses sofrimentos, que eu nem sabia nomear, e me fizeram reconectar com meus sentimentos e emoções.

Descobri esses diagnósticos passageiros depois de estudar psicologia. Na época, eu não sabia nem qual era a abordagem teórica do meu psicólogo. E o que foi que me curou? Uma relação terapêutica incrível. Estar naquele consultório e viver a experiência de me sentir aceito, entendido, escutado, sem nenhum julgamento. Uma relação verdadeira, que me trazia reflexões sobre questões para pensar, que me faziam mergulhar mais no meu interior. O mundo de fora parava lá dentro, e eu conseguia me ver por completo.

Por isso, hoje, minha reflexão é sobre como criamos nossas relações com pacientes/clientes, porque acredito que isso é o mais importante, seja no espaço do consultório, no WhatsApp, em ambientes online e até mesmo na rua.

Como estabeleço essa relação de ajudar, começando por aceitar e entender como é a vida de quem me confiou essa missão de desbravar o seu mundinho íntimo? Como psicólogo, meu desejo é estabelecer essa relação única, diferente de qualquer outra, um espaço criado para universos particulares. Penso que carrego em mim grandes tesouros, que são os elementos dessas transformações.

Fiquei surpreso quando me perguntaram pela primeira vez: “Você escuta o problema dos outros o dia inteiro?”. Nunca tinha pensado nisso, porque o que escuto de verdade é o que está por trás de tudo isso: a potência de mudança, o desejo de se conhecer, o objetivo de quem se quer tornar. Agradeço a quem me ajudou até aqui, confiando em mim seu mundo interior, aos meus psicólogos que me trataram e aos meus colegas “psis”.

Parabéns a todos!

Régis Soster Santa Maria

Comentários

Comentários