Geral

Dia Mundial do Teatro é comemorado em Osório com apresentações

A Secretaria Municipal da Cultura comemora o Dia Mundial do Teatro, festejado no dia 27 de março, com algumas atrações culturais para a população e comunidade escolar em Osório. Uma das atrações será a apresentação da peça teatral Dom Quixote, do grupo Loucos de Palco, que será encenada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Osmany Martins Véras, no bairro Medianeira, na sexta-feira, dia 26, às 19h.

A peça Dom Quixote é uma adaptação do livro de Miguel de Cervantes, que trata de um homem que leu diversos romances e saiu mundo fora para vivenciar batalhas sobre o qual havia lido, porém não existiam. No fim, vive seu próprio romance de cavalaria. A direção geral é de Jadson Silva, que também está presente no elenco com Rafael Barcelos. O grupo é natural de Cachoeirinha e está registrado na Federação de Teatro Amador do Rio Grande do Sul – Fetargs, sendo campeão em 2007, com a peça Piratas, na categoria infantil.

No sábado, dia 27, quem prestigiar a Feira do Produtor, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, centro da cidade, vai encontrar uma atração a mais com a Banda Municipal e a apresentação do grupo teatral Atuadores Pur'arte com artistas de vários segmentos, entre eles  atores, músicos, contadores de histórias, estátuas vivas, artistas plásticos e circenses. A maior característica do Grupo é unir vários estilos artísticos em um só, será a partir das 10h. O objetivo é divulgar e celebrar as artes cênicas.

Curiosidade: como surgiu o Dia Mundial do Teatro

O teatro surgiu como uma forma de comunicação na era da Pré-História e tornou-se um ícone cultural a partir dos gregos, que iniciaram peças teatrais para homenagear seus deuses e após a introduziram na cultura popular, destacados principalmente, pelo gênero dramático.

No decorrer dos séculos, a arte de atuar foi propagando-se pelo mundo inteiro. Em 1961 foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro – ITI, ligado à Unesco, o Dia Mundial do Teatro, comemorado em 27 de março, mesma data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

Comentários

Comentários