Dilma assina contrato para construção de ponte sobre o Rio Guaíba
O contrato foi assinado com o Consórcio Ponte Guaíba, vencedor da licitação, formado pela Construtora Queiroz Galvão e pela EGT Engenharia. O governo vai pagar R$ 649,6 milhões pela obra, um deságio de 26,28% em relação ao preço inicial.
A segunda ponte sobre o Guaíba terá cerca de 7 quilômetros, incluindo acessos e elevados, e fará a ligação da capital gaúcha com o interior do sul do estado, passando pela Ilha do Pavão até a Ilha Grande dos Marinheiros, conectando rodovias de integração nacional.
A ligação também deverá desafogar o tráfego na região metropolitana de Porto Alegre. A expectativa, segundo o Ministério dos Transportes, é que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente.
A obra terá prazo de três anos para conclusão. A primeira medida do consórcio vencedor da licitação, junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), será o cadastramento das famílias que vivem em áreas a serem desocupadas para a construção da nova ponte sobre o Guaíba. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, 850 famílias deverão ser realocadas.