Diminui a separação do lixo pela população em Osório

A constatação é da cooperativa que recebe o lixo da coleta seletiva no município de Osório. Preocupada com a diminuição da separação do lixo pela comunidade, a Cooperativa de Triagem de Resíduos Sólidos Calixo e a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana, pedem auxílio à população que selecione o lixo, facilitando assim o serviço dos cooperados.

Em Osório, há três anos, a cooperativa realiza a separação do lixo seco e orgânico, contribuindo para a diminuição do lixo que fica no aterro sanitário e, enviando o restante para a reciclagem. Preservar o meio ambiente através da conscientização da população sobre a importância da separação do lixo é um desafio permanente.

O vice-presidente da Cooperativa, Cristiano dos Santos de Oliveira, faz um apelo para que as pessoas voltem a separar o lixo seco do orgânico. “Se a população separasse o seu lixo, a cooperativa conseguiria agilizar muito mais o processo de triagem, podendo assim obter maior quantidade de lixo reciclável”.

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão representada pela Coordenadora de Meio Ambiente e Fiscal do contrato da Cooperativa, Daiana Bernardes Corrêa, ressalta a importância da população realizar a separação do lixo. “Separando o lixo estaremos ajudando o meio ambiente, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para uma parcela da sociedade que trabalha com a separação”, afirma Daiana.

Atualmente, a coleta atinge todos os bairros e todos os distritos de Osório.

Confira, abaixo, o roteiro da Coleta de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos do seu bairro. Ajude a Cooperativa, selecione seu lixo!

Lembre-se da relação dos tipos de resíduos sólidos:

Seco (inorgânicos) – papel, papelão, alumínio, plástico e vidro.

Orgânicos –  papel sujo, restos de comida (casca de ovo, restos de frutas) e filtro de café.

Comentários

Comentários