Colunistas

Educar exige comprometimento

Educar da trabalho, e quando os pais acham que não, é porque esse processo não está acontecendo.                                                                         

Como professora, vejo que a falta de disciplina e respeito tomou conta de algumas famílias.

Uma criança precisa entender e saber que dentro de casa quem manda e fala mais alto são os pais e não ela. Acho inadmissível uma mãe que é chamada na escola ou creche e quando ela é cobrada pela conduta indevida do aluno responde dizendo que o largou de mão, que não sabe mais o que fazer com o filho (a), (ouvimos isso de uma mãe de um aluno de três anos). Se aos três anos os pais acham difícil educar e cobrar uma postura adequada o que será desse aluno (a) aos dez anos?

O erro está em pensar que a escola tem a obrigação de tudo… Somos nós professores que na concepção de alguns pais pensam que temos o dever, se não a obrigação de educar e ensinar tudo ao filho, quando digo tudo me refiro até as coisas absurdas do tipo: uma aluna de cinco anos saindo do pré – escolar para a escola, pede para usar o banheiro e diz à professora que ela tem obrigação de limpá-la, pois a mãe disse em casa que era obrigação da professora, fazer isso.

Educação aprende-se em casa, na escola o aluno vai buscar apenas o conhecimento.

As crianças estão bem mais mal educadas e os pais que na grande maioria das vezes não estão preparados para assumir o compromisso de formar uma família saem por aí fazendo filhos como se fossem animais que se criam sozinhos. Criança merece amor, carinho, respeito, cuidado e responsabilidade (da parte dos pais).

Na sociedade capitalista que vivemos os pais precisam trabalhar muito mais, os filhos por consequência ficam por conta da creche, escola, babas, avôs ou qualquer outra pessoa. Então enchem as crianças de brinquedos caros na esperança de suprir sua ausência, mas a educação que é bom nada. Essas crianças de hoje serão adultos futuramente terão que trabalhar, viver em sociedade, serão os futuros, médicos, advogados, políticos professores, enfermeiros, policiais entre tantas outras profissões. Então senhores pais ou responsáveis repensem, avaliem o que estão ensinando aos seus filhos. Uma pessoa com a base familiar bem estruturada tem mais chances de dar certo.

Quem ama educa, se envolve com o filho (a), constrói junto dele ou com ele uma pessoa com formação moral adequada, com senso de responsabilidade e procurando moldar um caráter digno, honesto e decente.

Comentários

Comentários