Vida & Saúde

Em Arroio do Sal, cadeiras adaptadas oportunizam banho de mar a pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência que escolherem a praia de Arroio do Sal, no Litoral Norte, para o veraneio terão a oportunidade de tomar banho de mar com o auxílio das cadeiras anfíbias. O projeto Praia Acessível, que funciona desde o ano passado em Capão da Canoa dentro do programa Verão numa Boa, foi ampliado, na manhã desta sexta-feira (10), para o município vizinho.

Para acessá-lo, basta fazer o cadastro na tenda, que funcionará à beira-mar, centro de Arroio do Sal. Oferecido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders), o serviço será oferecido às sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 12h e das 15h às 18h, e será acompanhado por profissionais ligados à área de saúde e voluntários do projeto.

Em nome da Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, à qual a Faders é vinculada, a titular em exercício da pasta, Maria Celeste, destacou a implantação de programas que possam melhorar a vida dessas pessoas, acrescentando que atualmente 24% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência.

“Esse programa é uma forma de buscar visibilidade e autonomia das pessoas com deficiência por meio de ações singelas, como um banho de mar”, completou Maria Celeste, ressaltando o empenho da prefeitura do município para a implantação da iniciativa. Já o presidente em exercício da Faders, Rogério Rohde, observou que a ampliação do serviço para o município significa avanço.

Vice-prefeito e cadeirante, Patrique Cipriano não havia mais tomado banho de mar depois que passou a depender da cadeira de rodas, há três anos. “É uma alegria muito grande pode entrar no mar. Só a sensação da brisa já é inexplicável”, declarou ele, destacando que, em Arroio do Sal, 27% da população têm algum tipo de deficiência. Cipriano ressaltou, ainda, que a iniciativa irá atrair pessoas de outras praias e oportunizará que as mesmas se sintam incluídas.

Há seis anos sem ir até a beira da praia, João Carlos Backer Pereira, 48, voltou a experimentar, na manhã desta sexta-feira (10), a sensação de um banho de mar. “Estou emocionado, fiquei lá no fundo”, contou ele, depois de sair da água sob o olhar dos dois filhos, que comemoram a possibilidade de entrarem no mar junto com o pai.

As três cadeiras usadas em Arroio do Sal foram cedidas pela Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs).

Comentários

Comentários