Enchente de 1941 FURG divulga mapa de áreas de risco de inundação no Litoral Sul
Geral

Enchente de 1941: FURG divulga mapa de áreas de risco de inundação no Litoral Sul

A FURG divulgou um novo formato do Boletim de Monitoramento do Fenômeno Climático Extremo no Rio Grande do Sul, com foco nas áreas de risco de inundação no Litoral Sul (vídeo abaixo).

Vero Internet

O relatório, apresentado pelo professor Glauber Gonçalves, utiliza imagens de satélite e simulações em tempo real para detalhar os possíveis impactos no município do Rio Grande.

Elevação da Lagoa dos Patos já causa alagamentos em São José do Norte

Segundo o professor, a ciência tem uma capacidade limitada de intervenção diante da força da natureza, mas pode oferecer informações de qualidade para minimizar os impactos.

Psicólogo Regis Soster

O boletim apresenta imagens de alta resolução da cidade, com detalhes mapeados por um instrumento aerotransportado chamado Laser Scanner, que mede a altitude de cada ponto do município.

O vídeo mostra cenários de possíveis inundação, considerando dados da enchente de 1941 e os níveis de enchente que atingem a capital do Estado.

Enchente de 1941: FURG divulga mapa de áreas de risco de inundação no Litoral Sul
Livros Cristãos

Algumas das áreas destacadas incluem zonas ao redor do bairro Navegantes, Vila da Quinta, Ilha do Leonídio, Ilha dos Marinheiros e perímetro portuário.

O professor finaliza: “Todo sistema estuarino natural, ainda mais o nosso que é dotado de uma obra hidráulica gigante como os Molhes da Barra, possui níveis de máxima vazão que consegue resolver, e diante desse quadro é que vamos testar a eficiência da vazão do nosso sistema que nunca antes foi posto sob prova parecida”.

O mesmo trabalho deverá ser divulgado em breve para São José do Norte.

Comentários

Comentários