Educação

Encontro de professores marca início do ano letivo em Caraá

Os setenta professores da rede municipal de Ensino participaram de um encontro que marcou o início do ano letivo no município de Caraá.

O evento teve por local a Câmara de Vereadores na manhã de 22 de fevereiro, contando com as presenças do prefeito Nei  Pereira dos Santos, primeira dama e secretária do desenvolvimento Zulma Freitas Santos, vice prefeito Luiz Presente, secretário de Educação Adelmo Oliveira, além da secretária municipal da Agricultura Vera Gheno. Como convidada especial esteve presente a secretária municipal da Educação de Santo Antônio, professora Josélia Maria Lorence Fraga, que falou sobre o professor no contexto da sociedade moderna.

O secretário Adelmo saudou os professores no retorno às atividades escolares destacando que Caraá teve, em 2011 uma escola diferente, que é a proposta daquela Secretaria. Ao mesmo tempo convidou a todos para se engajarem na proposta de 2012 a fim de se dar mais um passo à frente na qualificação do trabalho escolar, com uma aula melhor mais planejada e unificada. Utilizando uma linguagem figurada, o secretário disse que “todos devemos construir juntos a ponte para transpor o riacho em dias de enxurrada”, frisando que os professores se tornam muito mais capazes quando unidos  salientando que a Educação é a base que norteia o desenvolvimento.

Referindo-se aos estudantes Adelmo disse que “o aluno é a razão maior de todo o nosso trabalho e é a ele que devemos dedicar toda a nossa capacidade e o nosso esforço. Esse é o nosso compromisso e a nossa missão”.

A secretária Josélia Fraga utilizou os 45 minutos de sua palestra para frisar que a “Educação tem que ser pensada para ontem e por isso nada deve ser deixado para amanhã”.

Josélia disse existir em nosso país uma dívida muito grande em relação à qualidade da Educação. A secretária salientou que a sociedade precisa melhorar a compreensão social sobre o papel do mestre destacando ser “extremamente importante que o professor seja considerada uma peça rara no Brasil, porque só assim ele vai ser mais valorizado”.

Josélia Fraga também citou o exemplo de Cingapura onde o governo movimentou mecanismos da área econômica para que o salário do professor aumente até se igualar ao de um engenheiro em início de carreira, mas alerta de que a melhoria salarial do profissional em Educação vai depender do seu profissionalismo.

Ela frisou que o professor deve estar em igualdade para discutir qualquer assunto com juízes, promotores, advogados, etc, porque é esse profissional quem detém a base para o início de qualquer profissão.

A secretária lamentou que no Brasil muitos alunos deixem a escola pior do que quando entraram, porque enquanto no mundo, a média de repetência escolar é de 2,9 por cento, no Brasil esse índice amarga 18,7 por cento. Ela defende ser fundamental uma melhoria na qualidade de Ensino no país “porque, se engenheiros projetam boas pontes, nós projetamos bons alunos”.

No final da formação continuada o prefeito Nei Pereira deu as boas vindas aos professores,  desejando um bom ano letivo a todos, ao mesmo tempo em que elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação  municipal em Caraá. Nei chegou a se emocionar ao falar aos professores por entender a grandiosidade da missão que eles representam nas suas comunidades.

As atividades com os professores nas escolas iniciam nesse dia 23/02 e com os cerca de 650 alunos, na sexta-feira 24/02.

Comentários

Comentários