Ensino a distância – Jayme José de Oliveira *in memoriam

Jayme José de Oliveira

Os de minha geração não tiveram à disposição uma modalidade de ensino que avança a passos largos atualmente: o “Ensino à Distância” (EaD), possibilitado pelo desenvolvimento da Internet. A pandemia da Covid 19 alavancou sobremaneira a modalidade devido ao fechamento de escolas nos mais diversos níveis durante o surto que exigiu distanciamento social para auxiliar no controle.

Convém ressaltar que algumas profissões (medicina e odontologia e correlatas) se revelam absolutamente incompatíveis quando focadas as aulas práticas. Ninguém admitirá a possibilidade de um médico aprender com eficiência realizar cirurgias,  pela modalidade, por exemplo.

Houve um avanço extraordinário no número de cursos e alunos que optaram pela modalidade. No EaD é preciso separar o joio do trigo. Há cursos que oferecem  material de qualidade, cumprem as regras estabelecidas e se aproximam da eficiência das que exigem regime presencial para a graduação de docentes.

Esta explosão de cursos à distância para professores causa preocupação para a presidente do “Todos pela Educação”, Priscila Cruz que alertou o Ministério da Educação sobre a necessidade de se dedicar com maior ênfase ao assunto. A oferta de vagas pela EaD cresce em proporção geométrica enquanto os cursos presenciais minguam, os que ingressam via EaD já representam 81% dos que ingressam. Priscila considera o fato uma ameaça à qualidade da educação no futuro. Acrescenta ser indubitável que o sucesso na área da educação depende da existência de professores qualificados.

É um assunto delicado e que requer um estudo aprofundado de como a EaD poderá se tornar cada vez mais presente sem que isso redunde numa desqualificação indesejada, inadmissível.

Jayme José de Oliveira
in memoriam

Meu pai, Cirurgião Dentista e Colunista de uma década neste jornal on line, deixou textos prontos que, semanalmente, serão enviados para o Editor, oferecendo continuada leitura de qualidade  aos admiradores de seus textos.

Profa. Dra. Marília Gerhardt de Oliveira

Comentários

Comentários