Escola de Educação Infantil Albatroz é inaugurada em Osório
O imóvel alugado em que a escola funciona foi totalmente reformado e conta com toda a estrutura das demais escolas da rede municipal, através de projetos como a Hora do Conto, bebeteca, o atendimento realizado pela equipe Crescer com Saúde, além de todo o suporte pedagógico da Secretaria de Educação.
A balconista Erenice de Oliveira Trisch, de 25 anos, acompanhou a cerimônia de inauguração com a filha Sofia, de 1 ano e 4 meses, que já está matriculada na nova escola. “Está sendo muito bom porque é municipal, é perto da minha casa e preciso porque estou trabalhando e precisava deixar ela bem”, disse Erenice que nesta semana já está realizando o período de adaptação da filha na nova escola.
A diretora da E.M.E.I. Albatroz é a professora pós-graduada em Educação Infantil, Carla Webber. “Vamos fazer um trabalho de muita qualidade, com muito carinho e atenção porque sabemos que a área mais importante para o desenvolvimento de uma pessoa são os três primeiros anos de sua vida”, disse Carla que foi homenageada com flores, juntamente com a supervisora pedagógica da Educação Infantil, Catiana Gafforeli.
O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, presente na cerimônia, ressaltou que a nova escola não se trata apenas de cobrir uma demanda de vagas, mas a busca de uma educação de qualidade. “O mais importante é o conceito pedagógico, é a criação de vagas dentro de um processo educacional de iniciação à formação. Teremos aqui dez professores, o que dá uma média de cinco alunos por professor. Nós vamos ainda avançar na compra de vagas em escolas particulares. Queremos agregar valores familiares”, disse o prefeito.
Sobre a abertura de mais escolas de Educação Infantil, o Secretário de Educação, Gil Davóglio destacou os projetos que estão em andamento no município de Osório. “Na antiga escola Osvaldo Amaral, assim que o campus Osório do Instituto Federal se mudar para o prédio novo, vamos transformar o local em escola de Educação Infantil e ainda temos outro projeto no bairro Glória”, disse Gil.
Outros projetos estão sendo desenvolvidos pela secretaria com base nas listas de espera das escolas municipais como: conclusão para novembro deste ano das obras da Proinfância com a abertura de 120 vagas, ampliação da E.M.E.I. Nossa Senhora da Conceição, com mais 80 vagas, ampliação da E.M.E.I. Criança Feliz, com mais 100 vagas e ampliação do convênio com escolas particulares, com mais 50 vagas. A expectativa é zerar o déficit de vagas na Educação Infantil em 2011. Atualmente, são 1.231 crianças matriculadas na Educação Infantil, através da rede municipal.