Escola de Osório é a vencedora do Prêmio Construindo a Nação
Com olhar voltado para fora dos muros escolares, incentivando os alunos a transformar o conhecimento da sala de aula em atividade rentável, a escola Albatroz, de Osório, conseguiu mais do que levantar a auto-estima dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A instituição do Litoral Norte foi a vencedora do Prêmio Construindo a Nação.
O projeto vencedor Mostra de Trabalho, Consumo e Renda, apresentado pela escola, foi decisivo para mudar a vida da aposentada Ieda Meroni Pintos, 55 anos.
Ieda, que voltou a estudar com o incentivo do cunhado, está aprendendo muito mais do que o conteúdo do Ensino Médio.
– Aprendi a fazer croché e agora estou fazendo bijuterias. Minha filhas sentem orgulho de mim. Já estou até ensinando a minha neta, de 10 anos, a fazer artesanato – conta.
A preocupação com a falta de vagas no mercado de trabalho contribuiu para o planejamento e a construção do projeto. Durante o ano letivo, os estudantes elaboram peças artesanais nas aulas de educação artística.
O resultado é apresentado anualmente em uma feira aberta para a comunidade. Os recursos arrecadados são revertidos para os alunos.
– Este projeto existe há quatro anos. As aulas dão confiança aos alunos, provando para eles que são capazes – explica o diretor da escola, Danilo Reis de Freitas Franco.
Promovido pelo Instituto Cidadania Brasil e pela Confederação Nacional da Indústria, o prêmio é realizado no Estado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), integrante do Sistema Fiergs.