Educação

Escola Municipal Osmany Véras comemora 20 anos de fundação em Osório

Um dos principais educandários do município de Osório, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Osmany Martins Véras, localizada no bairro Medianeira, comemorou na noite de sexta-feira, dia 25, 20 anos de fundação reunindo autoridades, comunidade escolar e as famílias do bairro. A confraternização contou com apresentações artísticas dos alunos, do maestro Olavo Almeida no saxofone, do Coral Municipal com o músico José Wilmar e coquetel festivo.

A noite de comemoração foi de homenagens como as realizadas às ex-diretoras da escola e ainda às autoridades e apoiadores que contribuem e contribuíram para a melhoria da instituição. A atual diretora Sônia Dadda, fez um breve histórico da escola e do trabalho das diretoras anteriores. “Nesses 20 anos de muito aprendizado a escola agora é ‘adulta’, criou identidade, fazendo diferença. Fazemos a escola com parceiros, com a ajuda das pessoas. Vocês pais, continuem acreditando no nosso trabalho e nos ajudando”, disse a diretora.

O Secretário Municipal de Educação, Gil Davóglio, anunciou na ocasião, o início do projeto com o Aeroclube de Planadores Albatroz para 1ª semana de abril. “Hoje a escola desenvolve, com eficiência, o projeto de educação integral com os seus alunos e nas próximas semanas, eles serão beneficiados com mais um projeto, através das aulas de planadores, no Aeroclube Albatroz”, disse Gil. O secretário ressaltou que a educação no município de Osório recebe um investimento de 30% do seu orçamento, aplicados na contratação de oficineiros qualificados, equipe gestora qualificada, equipe multidisciplinar, móveis, equipamentos, materiais didáticos e pedagógicos, conserto, ampliação, construções e reformas, além da capacitação contínua para todos os profissionais envolvidos.

Uma das mães presentes, a doméstica Clélia Trisch, já teve boa parte dos seus filhos matriculados na escola e acompanhou a sua evolução. “Eu fico emocionada porque trago os meus filhos para estudarem aqui há muito tempo e está cada vez melhor”, disse Clélia. Quando a escola iniciou as suas atividades, em 1991, eram apenas três professores e poucos alunos.

A escola que realiza um trabalho importante junto à comunidade, além de atender 370 alunos, com 250 deles em turno integral, ainda desenvolve projetos sociais como o Capacitar para a Cidadania, onde pais recebem aulas de qualificação profissional no turno da noite. A Biblioteca Comunitária é outra parceria entre a escola e a comunidade, através do empréstimo de livros. O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, exaltou o trabalho desenvolvido com a comunidade. “A escola tem que festejar esses 20 anos, é um ambiente que deu certo, que ajuda a comunidade. São mais de 70 funcionários trabalhando para esta comunidade. Quero cumprimentar a todos pelos 20 anos”, disse o prefeito.

Além das aulas regulares, as atividades de turno integral ocorrem no Centro Olímpico, localizado a duas quadras da escola, com a realização de oficinas como teatro, dança, diversas modalidades esportivas, informática, inglês, música e horta comunitária. As crianças ainda participam de projetos como a Hora do Conto, são acompanhadas pela equipe de Saúde Escolar que auxilia no rendimento escolar, coral e ainda participam do Proerd, da Brigada Militar que trabalha a cidadania e a prevenção ao uso indevido de drogas.

Comentários

Comentários