Educação

Escola Municipal realiza projeto sobre as diferenças em Osório

A questão das diferenças, abordando a identidade da criança, da família e a sua condição social, através da Copa do Mundo, foi o trabalho realizado pela Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer, no bairro Glória, em Osório, com o Projeto Brasil África Identidades Miscigenadas – Respeitando as Diferenças e as Origens, que ocorre até esta sexta-feira, dia 9.

O trabalho é realizado com 150 alunos das turmas do Berçário até o Jardim B – de 0 a 6 anos de idade – onde a Copa do Mundo serviu de instrumento para abordar a questão das diferenças. O projeto mobilizou professores e alunos para que fizessem pesquisas de cada país participante da copa, trazendo informações turísticas, históricas e culturais, sendo cada turma responsável por um país.

Em toda a escola foram espalhados murais, com informações como a culinária, o vestuário, as influências que esses países exercem no mundo e no Brasil, curiosidades, assim como dados geográficos como número de habitantes, extensão dos países e a sua renda. Um Jornal da Copa também foi exposto em mural, trazendo informações sobre o andamento do mundial e o desempenho da seleção brasileira.

A supervisora pedagógica, Elizete Pelissoli, comentou sobre a repercussão do projeto. “Ocorreu uma integração muito grande das educadoras e das crianças. Ficou um assunto bastante contagiante, foi bastante enriquecedor e empolgante para os professores e as crianças”, avaliou Elizete.

Na última segunda-feira, o funcionário aposentado da Empresa CPRM, Raul Formágio, fez uma palestra para crianças sobre a África do Sul, já que morou no país durante dois anos trabalhando em pesquisa de recursos minerais. Ele conversou sobre os animas, assunto que interessou muito os alunos, sobre a infância dos africanos e mostrou alguns trabalhos feitos com os moradores. Na sexta-feira, dia 9, quando ocorre o encerramento do projeto serão realizadas apresentações culturais e culinárias.

Comentários

Comentários