Educação

Escola técnica federal começa a sair do papel em Osório

Começa a sair do papel um dos mais importantes instrumentos de qualificação no Litoral Norte. Na tarde desta quarta-feira, 15, no gabinete do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, foi assinada a ordem de serviço para a construção da escola técnica federal Uned Litoral (Unidade de Ensino Descentralizada do Litoral Norte).

A empresa que irá construir o complexo de edificações no bairro Albatroz chama-se Milenium. Os representantes da mesma, Sérgio Stein e Paulo Cezar contaram que apesar de trazer funcionários de confiança da sede da empresa, a grande maioria da mão-de-obra que será empregada na construção, será de osorienses. Segundo Stein, a previsão é que aproximadamente 50 empregos diretos sejam abertos nos seis meses de construção da Uned. Este período de meio ano começa a ser contado a partir do dia 10 de novembro. Antes disso, a prefeitura realiza a contrapartida que é a terraplanagem da área.

Representantes de vários setores da comunidade e também aqueles que contribuíram para a instalação da unidade em Osório, participaram do ato. Na oportunidade, o prefeito de Osório aproveitou para resumir todo o processo para a vinda da escola e contou sobre a escolha dos cursos (Técnico em Edificações, Técnico em Hospitalidade e Turismo, Técnico em Destilados, Técnico em Design e Produção de Móveis e o PROEJA – Ensino Médio Integrado a Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com viés em Informática e Prestação de Serviços) que serão oferecidos a partir do ano que vem. “O processo da escolha dos cursos da escola foi democrático, após ampla discussão com a sociedade”, disse.

O diretor da escola, Roberto Suyaia demonstrou um nervosismo inicial em sua fala, devido a importância histórica do ato. Ele ressaltou também que será um ótimo desafio dirigir a Uned Litoral, vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves.

Comentários

Comentários