Escolas municipais serão sede do processo seletivo da Furg em Santo Antônio

Ficou definido que o vestibular da Furg, através da UAB, em Santo Antônio da Patrulha, acontecerá nas escolas públicas do município. Com isso, já começaram a ser pensadas quais instituições receberão o processo seletivo, que acontecerá no domingo, oito de julho.

De acordo com a coordenadora da UAB-SAP, Dilce Eclai de Vargas, a opção de escola dependerá do número de inscritos e da localização de cada escola. “Montaremos um esquema para facilitar o acesso dos vestibulandos. Para isso, as escolas que estão localizadas em pontos estratégicos podem ser as escolhidas”, explica Dilce.

Além das escolas que disponibilizarão as suas sedes, a UAB-SAP também está contando com pessoas que queiram ceder espontaneamente o seu tempo para monitorarem o vestibular. “Os funcionários públicos já foram convidados para trabalharem como monitores voluntários durante o processo seletivo. Esse é um cargo de muita responsabilidade, por isso a Furg fará um treinamento durante o sábado anterior ao vestibular”, enfatiza a Coordenadora do Pólo da UAB-SAP.

Na ocasião o diretor do Instituto Estadual de Educação, José Siegfried, disse que iria selecionar algumas alunas do Curso Normal para participarem da atividade. “Tem algumas meninas que sempre nos ajudam nas eleições e eventos importantes. Farei o convite a elas e acredito que aceitarão o desafio”, afirma Siegfried.

DIRETORES FALAM DO DESAFIO DE FORMAR ALUNOS VISANDO A UNIVERSIDADE FEDERAL

Com a chegada da Universidade Aberta do Brasil (UAB) a Santo Antônio da Patrulha inclusive as escolas de Ensino Fundamental e Médio estão envolvidas e re-motivadas na formação de seus alunos, tendo uma oportunidade de repensar seus currículos e sua metodologia. 

“Mesmo nas escolas de ensino fundamental devemos pensar sempre que a base é essencial para a formação do aluno. Assim, temos uma grande responsabilidade, embora o interesse deles normalmente surja quando estão no Ensino Médio”, enfatizou a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus, Maria da Silveira.

“Temos que prepará-los para o todo. É preciso criar a cultura de mais leitura entre os jovens”, afirma o diretor do Instituto Estadual de Educação, José Siegfried. O diretor acrescentou dizendo que já vê as suas alunas do Curso Normal se direcionando ao Curso de Pedagogia da Furg.

A vice-diretora da Escola Municipal de Ensino Médio Patrulhense, Alda Hoffman, revelou que os alunos estão curiosos com a vinda da universidade para Santo Antônio. “Nem todos entendem exatamente o que é uma universidade. Me perguntam sempre se poderão cursar na UAB assim que saírem do colégio ou se tem alguma prova”, conta Alda.

“Tem muita gente que ainda não acredita nesta realidade”, comenta a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Inês, Erotilde Fisher. “Quando eles realmente verem acontecer o vestibular e o sucesso de todo esse processo, aí sim as pessoas irão naturalmente acreditar que Santo Antônio já tem a sua universidade federal gratuita”, completa Maria.

Enquanto vêm o futuro dos alunos cada vez mais próximo do ensino superior, os diretores também enxergam seus filhos cursando uma universidade. É o caso da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho, Oneida Barcella. “Embora ainda não tenha o curso que o meu filho deseja fazer, já é muito bom pensar na possibilidade de ele estudar próximo de casa”, explica Oneida.

Também participou da reunião a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Josimara Bonera Büller. Assim como as demais diretoras, ela garantiu o apoio máximo durante o processo seletivo.

Comentários

Comentários