Escolhas
–Pai, esta não é a minha praia!
Caminhavam, ambos, mergulhando os pés descalços na espuma que o oceano lançava sobre a areia da praia. Por detrás das montanhas, o sol morrente daquela tarde de iluminado verão era a silenciosa e intrusa testemunha da conversação entre pai e filho. O jovem fizera vestibular para odontologia. Não logrou aprovação. O pai tinha a certeza de que aquela escolha não condizia com o perfil do filho. Respeitara-a, no entanto. Conhecia o poder ilusório do canto das sereias.
– Se te decidires por cursar Belas Artes e aperfeiçoar-te em flauta doce, conta com todo o meu apoio.
– Também não é por aí!
Com o mesmo silêncio que a réstia do sol os espreitava eles prosseguiram até o promontório, cada qual mergulhado, agora, em seus pensamentos.
O homem trouxe à lembrança os sucessos e alguns poucos e naturais insucessos que, em sua longa trajetória, se materializaram nos corredores dos tribunais. Avaliou o seu patrimônio, as viagens que fizera ao exterior com a mulher, as férias de verão naquela praia ainda paradisíaca, frutos conquistados unicamente do seu diuturno trabalho. E pensar que, da sua turma de faculdade, três de seus antigos colegas – um deputado federal – estavam envolvidos em inquéritos por fraudes milionárias, formação de quadrilha e improbidade administrativa…
Imediatamente, outras lembranças a estas se sobrepuseram. O esboço de um sorriso, quase imperceptível, estampou-se em sua fisionomia: as recordações dos verdes anos em que fizera teatro, percorrendo o interior do Rio Grande do Sul. Até troféus de melhor ator ele arrebatara nos festivais da época.
Seu primeiro grande prêmio na literatura: uma substancial quantia e a hospedagem no luxuoso hotel da serra gaúcha, em franca confraternização e libação com Fernando Sabino, Rubem Braga, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Mendes Campos, Osman Lins. O temor do qual se viu invadido ao ingressar, por vez primeira, a pedido de amigo que adoecera, numa sala de aula, como professor substituto. De interino passou a titular da disciplina de português, tamanho fora a paixão em lecionar.
A sala de aula transformara-se, aos seus olhos, numa outra espécie de palco. O curso universitário escolhido, no entanto, fora outro…
– Somos donos da nossa própria história, filho. Ao amor que fracassa logo outro a ele se sobrepõe para curar-nos as feridas e apagar as cicatrizes. A escolha, se equivocada do que profissionalmente desejaríamos ser, pode ser um caminho sem volta…
O sol desaparecera por completo atrás das montanhas. Estranhamente, aquela pareceu ser uma noite sem uma estrela no firmamento…