Estabelecimento de abate clandestino de animais é interditado em SAP
Técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) interditaram, na quarta-feira (17), um estabelecimento de abate clandestino de animais em Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte do Estado.
O procedimento informal ocorria nos fundos de um pequeno estabelecimento de venda ao varejo. Segundo o médico veterinário Eduardo Vergara, da Divisão de Fiscalização e Trânsito Animal do Departamento de Produção Animal (DPA) da Seappa, não foram flagradas atividades irregulares no momento da autuação, mas ao vistoriar o mercado verificou-se estoques de produtos de origem animal (carne bovina e embutidos) sem procedência comprovada e sem sinais de que tenham sofrido algum tipo de inspeção sanitária. “Foram apreendidos e inutilizados 100 quilos de lingüiça e 150 quilos de carne bovina”, informa.
A ação faz parte da Operação Verão Legal RS 2009 e envolve 100 técnicos da Secretaria da Agricultura no litoral gaúcho. “Nosso objetivo é dar tranqüilidade aos veranistas quanto à qualidade e a origem dos produtos de origem animal vendidos no nosso litoral”, afirma o secretário da Agricultura, João Carlos Machado.
A fiscalização intensiva ocorre em possíveis pontos de abates clandestinos e no trânsito de produtos de origem animal, com equipes volantes compostas por médicos veterinários, técnicos agrícolas e técnicos administrativos, sempre com o apoio da Brigada Militar. “A orientação é verificar o correto transporte de produtos alimentícios, conferindo a procedência e o controle de qualidade”, explica Machado.
Denúncias
A recomendação aos 60 técnicos situados no Litoral Norte e aos 40 no Litoral Sul é priorizar as denúncias da população.
O contato direto com as equipes volantes pode ser feito por telefone. Para falar com a sede do DPA, em Porto Alegre, os números são (51) 3288.7825 ou (51) 3288.7800. No Litoral Norte, os fones são (51) 3628.1285 ou (51) 8445.6882.
No Litoral Sul, os contatos devem ser com a Supervisão Regional do DPA de Rio Grande, pelo (53) 3232.3131.