Estabelecimento que fabricava derivados de leite sem inspeção é interditado em Osório
Essa foi uma das últimas ações da fiscalização de produtos de origem animal dentro do Programa Verão numa Boa, que se encerrou nesta sexta-feira (1º), depois de 75 dias de atuação no litoral sul e norte. O relatório deve ser divulgado na próxima semana.
Localizada na Estrada do Mar, no município de Osório, a empresa usava a rotulagem com carimbo de “inspecionado CISPOA 642”, cuja fábrica de laticínios localizava-se na cidade de Gravataí, fato considerado grave pelos serviços de vigilância sanitária.
A ação foi amparada por mandado de busca e apreensão emitido pela Comarca de Osório. A demanda foi expedida atendendo solicitação feita pela promotoria pública, após audiência e formalização de denúncia por parte dos fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, em conjunto com membros das Secretarias Municipais da Agricultura e da Saúde de Osório.
A operação, que resultou na apreensão de aproximadamente 75 quilos de produtos impróprios para o consumo humano, dentre eles 50 quilos de iogurte, contou com o apoio do delegado de Polícia de Osório, Antônio Ractz, da Patrulha Ambiental e Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar, além de servidores da Secretaria Municipal da Agricultura e Vigilância Sanitária daquele município.