Estabelecimentos são interditados em Imbé e funcionário da prefeitura é detido por desacato

Fiscal examina a câmara fria de estabelecimento em Tramandaí
Fiscal examina a câmara fria de estabelecimento em Tramandaí
Fiscal examina a câmara fria de estabelecimento em Tramandaí

Três estabelecimentos foram interditados na Barra do Imbé (Petiscaria 007, Confraria da Praia e Lua Mar), de acordo com informações do Ministério Público do estado, nessa quarta-feira (13).

Foram apreendidos aproximadamente uma tonelada de alimentos impróprios. Falta de higiene e muitos insetos foram encontrados nos locais.

Ainda de acordo com o MP, um funcionário da Prefeitura, que conduzia um caminhão de lixo para o descarte dos produtos apreendidos, foi preso por desacatar Promotores e a equipe que atuava na ação.

Ação em Tramandaí

Duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas em nova ação do Programa Segurança Alimentar Verão 2016 na manhã desta quarta-feira, 13, em Tramandaí.

O restaurante Patinho Feio Lanches foi interditado por agentes da Vigilância Sanitária e foram apreendidos no local cerca de uma tonelada de alimentos vencidos e mal acondicionados. Na cozinha do estabelecimento foi encontrada uma máquina de lavar e baldes com roupas para lavar, além de outros problemas de higiene.

Já o açougue do Mercado Gomes foi interditado e uma tonelada de carne sem procedência foi inutilizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária. Produtos industrializados fora do prazo de validade também foram apreendidos na fruteira Winter, em Tramandaí.

Participaram da ação os Promotores de Justiça Mauro Rockenbach, Antonio Képs e Leonardo Chim Lopes, com integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Ações na terça-feira

Três estabelecimentos foram interditados na tarde desta terça-feira, 12, durante ação do Programa Segurança Alimentar Verão 2016 em Tramandaí. Ao todo, cerca de 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos e inutilizados.

Aproximadamente uma tonelada de alimentos mal acondicionados e sem procedência foram encontrados na lanchonete Raio X. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária.

No restaurante Figueirense, que também foi interditado, Promotores de Justiça e fiscais da Vigilância Sanitária encontraram muita sujeira e condições precárias de higiene. Cerca de 150 quilos de alimentos foram inutilizados.

Já a outra interdição foi no restaurante Gaivotas, em que foram inutilizados 100 quilos de alimentos sem procedência e com armazenamento indevido. Ainda foram encontrados diversos problemas na fiação elétrica do estabelecimento.

Na parte da tarde também foi autuada a Pastelaria Delícia, onde a Vigilância Sanitária inutilizou cerca de 100 quilos de alimentos sem procedência e em estado de decomposição.

Estabelecimentos autuados

Na parte da manhã, dois estabelecimentos foram autuados pela Vigilância Sanitária. No restaurante Pavin foram apreendidos cerca de 150 quilos de alimentos mal acondicionados e que eram reaproveitados. Fiscais também verificaram problemas de higiene, no sistema de esgoto e deram prazo de cinco dias para as adequações.

Já no restaurante do Hotel Beira Mar foram apreendidos aproximadamente 200 quilos de alimentos mal acondicionados e sem procedência. O estabelecimento também foi notificado pela Vigilância.

Integram a ação a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, Caroline Vaz, e os Promotores de Justiça Mauro Rockenbach, Antonio Képs, Fernando Andrade Alves, Leonardo Chim Lopes, Susana Spode e Melissa Passos Soares.

MP RS

Comentários

Comentários