Estado começa a vacinar parte da população com 69 anos

Na tarde desta segunda-feira (22/3), começam a ser distribuídas, às coordenadorias regionais de saúde (CRS), as 322.050 doses de vacinas contra o coronavírus enviadas sábado (20/3) pelo Ministério da Saúde….
Foto: Todas as coordenadorias regionais de saúde receberão as doses até o meio-dia da terça, dia 23 - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo

Na tarde desta segunda-feira (22/3), começam a ser distribuídas, às coordenadorias regionais de saúde (CRS), as 322.050 doses de vacinas contra o coronavírus enviadas sábado (20/3) pelo Ministério da Saúde.

Seu Título Aqui
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil... Seguir no Google

Em reunião virtual com gestores municipais, representados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), realizada neste domingo (21/3), a Secretaria da Saúde (SES) definiu que as doses deverão ser aplicadas em 100% dos idosos de 70, 71 e 72 anos; 100% da população quilombola e em 34% das pessoas de 69 anos no Rio Grande do Sul.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

“Até as 12h da próxima terça-feira (dia 23) todas as coordenarias regionais já estarão com as vacinas e eu peço celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas no Estado”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Peço celeridade dos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann

Carga tinha 28 caixas térmicas com imunizantes CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan, e Oxford/AstraZeneca, da Fiocruz - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
No final da madrugada de sábado (20) chegaram 322.050 doses, entre CoronaVac e Oxford/AstraZeneca – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

“O uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), o isolamento social e as vacinas são as estratégias para proteger a população no enfrentamento à pandemia. Por isso, faço um chamamento especial aos gestores para imporem um ritmo acelerado à vacinação”, acrescentou.

O mais recente lote de vacinas recebido pelo Estado tem 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

Em outro ponto de pauta, sobre a escassez de medicamentos para intubação de pacientes graves de Covid-19 em UTI, foi decidido que será enviado um documento conjunto dos gestores municipais e estadual de saúde pedindo medidas urgentes do Ministério da Saúde.

“Precisamos de uma atitude mais rápida, mais ágil do ministério para atendermos hospitais e pronto atendimentos”, afirmou a secretária.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas